Aula sobre Teatro Gestual Pantomima
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações de rua, em espetáculos de circo e em apresentações teatrais. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à pantomima e aprenderão a explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Contextualização
A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações de rua, em espetáculos de circo e em apresentações teatrais. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à pantomima e aprenderão a explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é pantomima. Em seguida, mostre um vídeo curto de uma apresentação de pantomima para que os alunos possam ter uma ideia de como é essa forma de arte.Etapa 3 - Estação 1 - Expressões faciais
Os alunos serão divididos em grupos e irão para a estação 1, onde irão aprender a utilizar as expressões faciais para contar uma história. Mostre algumas expressões faciais básicas e peça para que os alunos criem pequenas histórias utilizando essas expressões.Etapa 4 - Estação 2 - Movimentos corporais
Os alunos irão para a estação 2, onde irão aprender a utilizar os movimentos corporais para contar uma história. Mostre alguns movimentos básicos e peça para que os alunos criem pequenas histórias utilizando esses movimentos.Etapa 5 - Estação 3 - Histórias em grupo (20 minutos)
Os alunos irão para a estação 3, onde irão trabalhar em grupo para criar uma história utilizando as expressões faciais e os movimentos corporais aprendidos nas estações anteriores. Cada grupo irá apresentar sua história para a turma.Etapa 6 - Apresentação das histórias
Cada grupo irá apresentar sua história para a turma. Incentive a participação de todos e faça comentários sobre as apresentações.Etapa 7 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as histórias apresentadas e sobre a importância da pantomima como forma de arte.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade fazendo um resumo do que foi aprendido e incentivando os alunos a explorarem mais a pantomima em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade na criação das histórias.
- Utilização adequada das expressões faciais e dos movimentos corporais.
- Cooperação e colaboração com os colegas.
- Compreensão do tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Dar feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Conduzir uma discussão em grupo para aprofundar o tema abordado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar a criatividade e a imaginação para criar histórias.
- Cooperar e colaborar com os colegas.
- Utilizar adequadamente as expressões faciais e os movimentos corporais.
- Participar da discussão em grupo para aprofundar o tema abordado.