Aula sobre Teatro Gestual Pantomima

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações de rua, em espetáculos de circo e em apresentações teatrais. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à pantomima e aprenderão a explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A pantomima é uma forma de teatro gestual que utiliza apenas gestos e expressões faciais para contar uma história. É uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações de rua, em espetáculos de circo e em apresentações teatrais. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à pantomima e aprenderão a explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é pantomima. Em seguida, mostre um vídeo curto de uma apresentação de pantomima para que os alunos possam ter uma ideia de como é essa forma de arte.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Expressões faciais

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a estação 1, onde irão aprender a utilizar as expressões faciais para contar uma história. Mostre algumas expressões faciais básicas e peça para que os alunos criem pequenas histórias utilizando essas expressões.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Movimentos corporais

    Os alunos irão para a estação 2, onde irão aprender a utilizar os movimentos corporais para contar uma história. Mostre alguns movimentos básicos e peça para que os alunos criem pequenas histórias utilizando esses movimentos.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Histórias em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão para a estação 3, onde irão trabalhar em grupo para criar uma história utilizando as expressões faciais e os movimentos corporais aprendidos nas estações anteriores. Cada grupo irá apresentar sua história para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação das histórias

    Cada grupo irá apresentar sua história para a turma. Incentive a participação de todos e faça comentários sobre as apresentações.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as histórias apresentadas e sobre a importância da pantomima como forma de arte.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo um resumo do que foi aprendido e incentivando os alunos a explorarem mais a pantomima em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação das histórias.
  • Utilização adequada das expressões faciais e dos movimentos corporais.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.
  • Compreensão do tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Conduzir uma discussão em grupo para aprofundar o tema abordado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar a criatividade e a imaginação para criar histórias.
  • Cooperar e colaborar com os colegas.
  • Utilizar adequadamente as expressões faciais e os movimentos corporais.
  • Participar da discussão em grupo para aprofundar o tema abordado.