Aula sobre Teatro Grego
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O teatro grego é um dos pilares da cultura ocidental e sua influência pode ser vista até hoje em diversas formas de arte. Nesta aula, vamos explorar os elementos do teatro grego e sua importância histórica e cultural. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, podemos citar exemplos de peças de teatro inspiradas na mitologia grega, como "Édipo Rei" e "Medeia", além de filmes e séries que abordam o tema, como "Percy Jackson" e "Odisseia".
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos (10 min)
Apresente o tema e explicará a metodologia utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa e criação do mapa conceitual (40 min)
Cada grupo deverá pesquisar sobre o teatro grego e criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais (20 min)
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 min)
Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, identificando pontos em comum e divergências.Etapa 5 - Criação de uma peça de teatro (60 min)
Cada grupo deverá criar uma pequena peça de teatro inspirada no teatro grego, utilizando elementos como máscaras, coro e tragédia.Etapa 6 - Apresentação das peças de teatro (30 min)
Cada grupo apresentará sua peça de teatro para a turma.Etapa 7 - Reflexão final (10 min)
Conduza uma reflexão final sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e a importância do teatro grego na cultura ocidental.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância do teatro grego na cultura ocidental.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual e da peça de teatro.
- Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
- Criatividade e originalidade na criação da peça de teatro.
- Capacidade de reflexão crítica sobre a importância do teatro grego na cultura ocidental.
- Trabalho em equipe e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e da peça de teatro.
- Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual e da peça de teatro.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Apresentar o mapa conceitual e a peça de teatro de forma clara e coerente.
- Refletir criticamente sobre a importância do teatro grego na cultura ocidental.
- Respeitar os colegas e o professor durante a atividade.