Aula sobre Teatro Grego
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O teatro grego é uma das formas mais antigas de teatro que se tem registro. Ele surgiu na Grécia Antiga, por volta do século V a.C., e foi uma das principais formas de entretenimento e expressão artística da época. O teatro grego era caracterizado por suas tragédias e comédias, que retratavam a vida dos deuses e dos homens. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o teatro grego, suas características e como ele influenciou o teatro moderno. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma metodologia ativa que incentiva a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Etapa 1 - Entender
Professor, apresente aos alunos o tema da aula, o teatro grego, e explique suas principais características. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre o assunto em grupos e discutir o que aprenderam.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o teatro grego, destacando suas principais características e influências. Em seguida, eles irão apresentar seus mapas mentais para a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre eles.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher um aspecto do teatro grego para pesquisar mais a fundo. Eles irão criar um roteiro para uma peça de teatro baseada nesse aspecto e apresentar para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um cenário e figurino para a peça de teatro que criaram no passo anterior. Eles podem usar materiais recicláveis e outros objetos que tenham em casa para criar o cenário e o figurino.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar suas peças de teatro para a turma. Eles irão avaliar o trabalho uns dos outros e discutir o que aprenderam sobre o teatro grego.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisa e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa mental e do roteiro da peça de teatro.
- Criatividade e originalidade do cenário e do figurino.
- Qualidade da apresentação da peça de teatro.
- Participação nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar suas principais características.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa mental e do roteiro da peça de teatro.
- Auxiliar os alunos na criação do cenário e do figurino.
- Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o teatro grego em grupo.
- Criar um mapa mental sobre o teatro grego.
- Criar um roteiro para uma peça de teatro baseada em um aspecto do teatro grego.
- Criar um cenário e figurino para a peça de teatro.
- Apresentar a peça de teatro para a turma e avaliar o trabalho dos colegas.