Aula sobre Teatro Grego

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Teatro Grego é uma das manifestações artísticas mais importantes da Grécia Antiga. Ele surgiu no século V a.C. e foi influenciado por rituais religiosos. O teatro era uma forma de expressão cultural e política, e as peças eram apresentadas em grandes festivais em homenagem aos deuses. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre a história do Teatro Grego, seus principais elementos e características, e como ele influenciou a cultura ocidental. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, no Ensino Híbrido, é importante que o estudante realize uma pesquisa prévia, de forma autônoma e compartilhe seus aprendizados em sala de aula. Portanto, compartilhe o tema e proponha uma roda de conversa para que a turma possa explicar a importância do Teatro Grego na cultura ocidental.

  2. Etapa 2 - História do Teatro Grego (20 minutos)

    Apresente a história do Teatro Grego, desde sua origem até a sua influência na cultura ocidental. Os alunos farão anotações no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Elementos do Teatro Grego (30 minutos)

    Apresente os principais elementos do Teatro Grego, como a máscara, o coro, a tragédia e a comédia. Os alunos farão anotações no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos (40 minutos)

    Os alunos irão assistir a um trecho de uma peça de teatro grego e analisar os elementos apresentados. Em seguida, irão criar uma cena teatral utilizando os elementos aprendidos. Os alunos farão anotações no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação das cenas (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar as cenas criadas para a turma.Avalie a compreensão dos alunos sobre os elementos do Teatro Grego e sua capacidade de aplicá-los na criação de uma cena teatral. Os alunos farão o Check-out no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações. Os alunos farão anotações no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça um breve resumo da aula e reforçar a importância do Teatro Grego na cultura ocidental. Os alunos farão o Check-out final no template de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos;
  • Contextualizar o Teatro Grego no tempo e no espaço, aprimorando a capacidade de apreciação da estética teatral;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos elementos do Teatro Grego;
  • Capacidade de aplicar os elementos aprendidos na criação de uma cena teatral;
  • Participação ativa na aula;
  • Clareza e organização das anotações no template de registro de aprendizagem;
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva;
  • Reforçar a importância do tema na cultura ocidental.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Fazer anotações claras e organizadas no template de registro de aprendizagem;
  • Criar uma cena teatral utilizando os elementos aprendidos;
  • Apresentar a cena criada para a turma;
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.