Aula sobre Teatro Grego
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o no tempo e no espaço. Compartilhe imagens de peças de teatro grego e exemplos de como essa arte influenciou a cultura e a arte em todo o mundo.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 20 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Características do teatro grego (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e passarão pela primeira estação, na qual aprenderão sobre as características do teatro grego, como a presença do coro, o uso de máscaras e a importância da tragédia e da comédia. Serão apresentados exemplos de peças famosas, como "Édipo Rei" e "As Nuvens".
Estação 2 - Contextualização histórica (20 minutos)
Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre a importância do teatro grego na história da Grécia Antiga e como ele era utilizado em rituais religiosos e festivais. Serão apresentados exemplos de como o teatro grego influenciou a cultura e a arte em todo o mundo.
Estação 3 - Criação de uma peça de teatro grego (30 minutos)
Na terceira estação, os alunos terão a oportunidade de criar uma pequena peça de teatro grego, utilizando as características e elementos aprendidos nas estações anteriores. Eles poderão escolher entre criar uma tragédia ou uma comédia e deverão apresentar a peça para a turma ao final da aula.
Etapa 3 - Apresentação das peças (20 minutos)
Os grupos apresentarão suas peças de teatro grego para a turma, utilizando máscaras e o coro, se desejarem.Etapa 4 - Discussão em grupo (10 minutos)
Ao final da aula, conduza uma discussão em grupo sobre as peças apresentadas e sobre o que os alunos aprenderam sobre o teatro grego.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma peça de teatro grego.
- Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos durante a criação das peças.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão das características e elementos do teatro grego.
- Criatividade e originalidade na criação da peça de teatro grego.
- Habilidade em contextualizar o teatro grego no tempo e no espaço.
- Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo no tempo e no espaço.
- Organizar as estações e orientar os alunos durante as atividades.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação das peças.
- Conduzir a discussão em grupo ao final da aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Demonstrar compreensão das características e elementos do teatro grego.
- Criar uma peça de teatro grego criativa e original.
- Contextualizar o teatro grego no tempo e no espaço.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.