Aula sobre Teatro Grego
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O teatro grego é uma das formas mais antigas de arte cênica e tem grande importância na história da cultura ocidental. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema e aprenderão sobre os diferentes estilos cênicos utilizados pelos gregos antigos. Eles também terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Introduza o tema do teatro grego, apresentando sua importância histórica e cultural. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo que apresenta os diferentes estilos cênicos utilizados pelos gregos antigos.Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes estilos cênicos apresentados no vídeo. Cada grupo deverá escolher um estilo para apresentar aos demais colegas.Etapa 3 - Apresentação dos grupos (30 minutos)
Cada grupo apresentará o estilo cênico escolhido, explicando suas características e como ele era utilizado pelos gregos antigos. Os demais colegas farão perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Aplicação da Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos irão aplicar a Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e compartilhando suas opiniões e sugestões.Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula, fazendo um resumo dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
- Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação do estilo cênico escolhido.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na aplicação da Dinâmica dos 3 Qs.
- Envolvimento e interesse na atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar sua importância histórica e cultural.
- Dividir os alunos em grupos para discutir sobre os diferentes estilos cênicos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na apresentação dos estilos cênicos.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a aplicação da Dinâmica dos 3 Qs e fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Escolher um estilo cênico para apresentar aos demais colegas.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Aplicar a Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar suas opiniões e sugestões.
- Demonstrar envolvimento e interesse na atividade.