Aula sobre Teatro Grego

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O teatro grego é uma das formas mais antigas de arte cênica e tem grande importância na história da cultura ocidental. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema e aprenderão sobre os diferentes estilos cênicos utilizados pelos gregos antigos. Eles também terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o tema do teatro grego, apresentando sua importância histórica e cultural. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo que apresenta os diferentes estilos cênicos utilizados pelos gregos antigos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes estilos cênicos apresentados no vídeo. Cada grupo deverá escolher um estilo para apresentar aos demais colegas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo apresentará o estilo cênico escolhido, explicando suas características e como ele era utilizado pelos gregos antigos. Os demais colegas farão perguntas e comentários sobre as apresentações.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Aplicação da Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos irão aplicar a Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e compartilhando suas opiniões e sugestões.

  6. Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula, fazendo um resumo dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação do estilo cênico escolhido.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na aplicação da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Envolvimento e interesse na atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar sua importância histórica e cultural.
  • Dividir os alunos em grupos para discutir sobre os diferentes estilos cênicos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na apresentação dos estilos cênicos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a aplicação da Dinâmica dos 3 Qs e fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Escolher um estilo cênico para apresentar aos demais colegas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aplicar a Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar suas opiniões e sugestões.
  • Demonstrar envolvimento e interesse na atividade.