Aula sobre Teatro Lambe Lambe

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O teatro lambe-lambe é uma técnica de teatro de bonecos em miniatura, apresentado em uma caixa cênica. Essa técnica é bastante popular no Brasil e tem sido utilizada em diversas situações, como em festivais de teatro, em eventos culturais e até mesmo em apresentações de rua. Os alunos irão aprender sobre essa técnica e como aplicá-la em suas próprias criações teatrais. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam desenvolver um diário de bordo em grupo, para solucionar problemas e gerar alternativas criativas para a criação de um espetáculo de teatro lambe-lambe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a técnica do teatro lambe-lambe, mostrando exemplos de espetáculos e caixas cênicas. Os alunos serão convidados a observar as características dos bonecos e das caixas cênicas, e a pensar em como poderiam criar suas próprias caixas.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pensar em um problema que possa ser representado em uma caixa cênica. Dê exemplos de problemas, como bullying, meio ambiente, violência, entre outros.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo irá discutir e criar alternativas para solucionar o problema escolhido. Eles deverão pensar em como representar o problema em uma caixa cênica e quais bonecos e objetos poderiam ser utilizados.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa e começar a criar a caixa cênica. Eles deverão pensar em como construir a caixa, quais materiais serão utilizados, como serão feitos os bonecos e como será a iluminação e sonoplastia.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua caixa cênica para a turma. Eles deverão explicar o problema escolhido, a solução encontrada e como foi o processo de criação da caixa.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e apresentação da caixa cênica. Faça perguntas como: ‘Como foi trabalhar em grupo?’, ‘O que foi mais difícil?’, ‘O que foi mais fácil?’ e ‘O que você aprendeu sobre o teatro lambe-lambe?’.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da criatividade e da colaboração na criação de um espetáculo de teatro lambe-lambe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre o processo de criação e apresentação da caixa cênica.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha do problema e na solução encontrada.
  • Coerência entre o problema escolhido e a solução apresentada.
  • Qualidade da construção da caixa cênica e dos bonecos.
  • Qualidade da apresentação e da explicação do processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica do teatro lambe-lambe.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante o processo de criação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer perguntas para promover a reflexão sobre o processo de criação e apresentação.

Ações do aluno

  • Observar as características dos bonecos e das caixas cênicas.
  • Pensar em um problema que possa ser representado em uma caixa cênica.
  • Discutir e criar alternativas para solucionar o problema escolhido.
  • Construir a caixa cênica e apresentá-la para a turma.
  • Refletir sobre o processo de criação e apresentação da caixa cênica.