Aula sobre Teatro Lambe Lambe

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O teatro lambe-lambe é uma técnica de teatro de bonecos que consiste em apresentações curtas e intimistas, realizadas em pequenas caixas, onde o público assiste a uma história sendo contada por meio de bonecos e objetos em miniatura. Essa técnica é muito utilizada em festivais de teatro de rua e em espaços alternativos, como praças e parques. Os alunos serão apresentados ao teatro lambe-lambe e irão criar suas próprias histórias para serem apresentadas em caixas de sapato.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema do teatro lambe-lambe e mostrar exemplos de apresentações. Em seguida, os alunos irão assistir a uma apresentação de teatro lambe-lambe.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo) sobre o público que irá assistir às suas apresentações. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Criação de personagens

    Os alunos irão criar personagens para suas histórias, pensando em suas características físicas, personalidade e motivações.

  4. Etapa 4 - Criação de cenários e adereços

    Os alunos irão criar cenários e adereços para suas histórias, utilizando materiais recicláveis e outros objetos disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Ensaios

    Os alunos irão ensaiar suas apresentações, pensando em como utilizar os bonecos e objetos em miniatura para contar suas histórias.

  6. Etapa 6 - Apresentações

    Os alunos irão apresentar suas histórias em caixas de sapato para a turma.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Ao final das apresentações, os alunos irão dar feedback reciprocamente, apontando pontos positivos e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação de personagens, cenários e adereços.
  • Coerência entre a história contada e o público-alvo.
  • Habilidade na manipulação dos bonecos e objetos em miniatura.
  • Clareza na apresentação da história.
  • Participação e colaboração durante todo o processo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas de empatia, personagens, cenários e adereços.
  • Acompanhar os ensaios e dar feedbacks construtivos.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Avaliar as apresentações e dar feedbacks individuais.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Criar personagens, cenários e adereços.
  • Ensaiar e apresentar suas histórias.
  • Dar feedbacks aos colegas.
  • Participar e colaborar durante todo o processo.