Aula sobre Teatro Lambe Lambe
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Teatro lambe-lambe é uma técnica teatral que utiliza pequenas caixas para apresentar espetáculos em miniatura. Essa técnica é muito utilizada em festivais de teatro de rua e em espaços alternativos, pois é uma forma de levar o teatro para locais onde não há palcos convencionais. Os alunos aprenderão sobre o teatro lambe-lambe e criarão um mapa registro sobre um jogo. A metodologia utilizada será a gamificação, que é uma forma de tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor apresentará o tema do teatro lambe-lambe e mostrará exemplos de espetáculos em miniatura. Em seguida, explicará a metodologia da gamificação e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos, em grupos, criarão um mapa de registro (imagem em anexo) com os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos na criação do mapa de registro.Etapa 3 - Criação do roteiro
Cada grupo escolherá um dos jogos criados e criará um roteiro para o jogo, utilizando a técnica do teatro lambe-lambe. Oriente os alunos na criação do roteiro e na utilização da técnica.Etapa 4 - Criação dos personagens e cenários
Os alunos, em grupos, criarão os personagens e cenários para o jogo utilizando materiais diversos, como papelão, tecido, papel e outros materiais disponíveis na sala de aula.Etapa 5 - Ensaios
Cada grupo ensaiará o seu jogo e fará ajustes necessários no roteiro, personagens e cenários.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará o seu jogo para a turma, utilizando a técnica do teatro lambe-lambe.Etapa 7 - Discussão e reflexão
Conduza uma discussão e reflexão sobre a experiência de criação dos jogos e a utilização da técnica do teatro lambe-lambe.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos com base na técnica do teatro lambe-lambe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em colaboração.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Utilização adequada da técnica do teatro lambe-lambe.
- Coerência e qualidade do roteiro.
- Qualidade dos personagens e cenários criados.
- Desempenho na apresentação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema do teatro lambe-lambe e a metodologia da gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Orientar os alunos na criação do roteiro e na utilização da técnica do teatro lambe-lambe.
- Auxiliar os alunos na criação dos personagens e cenários.
- Conduzir a discussão e reflexão sobre a experiência de criação dos jogos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro com os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor fina’l e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’.
- Criar um roteiro para o jogo utilizando a técnica do teatro lambe-lambe.
- Criar os personagens e cenários para o jogo utilizando materiais diversos.
- Ensaiar o jogo e fazer ajustes necessários no roteiro, personagens e cenários.
- Apresentar o jogo para a turma.