Aula sobre Teatro Lambe Lambe
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema e explicar como funciona o teatro lambe-lambe. Serão mostrados exemplos de caixas e histórias que podem ser contadas através dessa técnica.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Criação de personagensOs alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um personagem para a história que será contada na caixa. Eles devem pensar em características físicas, personalidade, nome e história do personagem.
Estação 2 - Criação do cenário
Os alunos irão criar o cenário da história que será contada na caixa. Eles devem pensar em como utilizar os materiais disponíveis para criar um cenário criativo e envolvente.
Estação 3 - Criação da história
Os alunos irão criar a história que será contada na caixa. Eles devem pensar em como utilizar os personagens e o cenário para criar uma história interessante e envolvente.
Estação 4 - Montagem da caixa
Os alunos irão montar a caixa e colocar os personagens e o cenário dentro dela. Eles devem pensar em como utilizar a iluminação e a sonoplastia para tornar a história ainda mais envolvente.
Etapa 3 - Apresentação das caixas
Cada grupo irá apresentar sua caixa para a turma. Os alunos devem prestar atenção nas histórias contadas e avaliar a criatividade e a originalidade de cada grupo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as histórias contadas e sobre o processo de criação das caixas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade na criação dos personagens e do cenário.
- Coerência e envolvimento da história contada na caixa.
- Utilização adequada da iluminação e da sonoplastia.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como funciona o teatro lambe-lambe.
- Orientar os alunos na criação dos personagens, do cenário e da história.
- Avaliar as caixas e a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Criar personagens criativos e envolventes.
- Criar um cenário criativo e envolvente.
- Criar uma história interessante e envolvente.