Aula sobre Teatro Lambe Lambe

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O teatro lambe-lambe é uma técnica teatral que utiliza pequenas caixas para contar histórias. Essa técnica é muito utilizada em festivais de teatro de rua e em espaços alternativos. Os alunos irão aprender sobre essa técnica e como ela pode ser utilizada para contar histórias de forma criativa e envolvente. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema e explicar como funciona o teatro lambe-lambe. Serão mostrados exemplos de caixas e histórias que podem ser contadas através dessa técnica.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Criação de personagens

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um personagem para a história que será contada na caixa. Eles devem pensar em características físicas, personalidade, nome e história do personagem.

    Estação 2 - Criação do cenário

    Os alunos irão criar o cenário da história que será contada na caixa. Eles devem pensar em como utilizar os materiais disponíveis para criar um cenário criativo e envolvente.

    Estação 3 - Criação da história

    Os alunos irão criar a história que será contada na caixa. Eles devem pensar em como utilizar os personagens e o cenário para criar uma história interessante e envolvente.

    Estação 4 - Montagem da caixa

    Os alunos irão montar a caixa e colocar os personagens e o cenário dentro dela. Eles devem pensar em como utilizar a iluminação e a sonoplastia para tornar a história ainda mais envolvente.


  3. Etapa 3 - Apresentação das caixas

    Cada grupo irá apresentar sua caixa para a turma. Os alunos devem prestar atenção nas histórias contadas e avaliar a criatividade e a originalidade de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as histórias contadas e sobre o processo de criação das caixas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade na criação dos personagens e do cenário.
  • Coerência e envolvimento da história contada na caixa.
  • Utilização adequada da iluminação e da sonoplastia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como funciona o teatro lambe-lambe.
  • Orientar os alunos na criação dos personagens, do cenário e da história.
  • Avaliar as caixas e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar personagens criativos e envolventes.
  • Criar um cenário criativo e envolvente.
  • Criar uma história interessante e envolvente.