Aula sobre Teatro Lambe Lambe

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O teatro lambe-lambe é uma técnica de teatro de bonecos que utiliza pequenas caixas para apresentar espetáculos. Essa técnica é muito utilizada em festivais de teatro de rua e em espaços alternativos. Os alunos irão aprender sobre essa técnica e criarão seus próprios espetáculos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso a conteúdos previamente selecionados e trabalharão em atividades práticas em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Conteúdo teórico

    Os alunos terão acesso a conteúdos previamente selecionados sobre o teatro lambe-lambe, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão assistir e ler os conteúdos e fazer anotações sobre o que acharam mais importante.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema do teatro lambe-lambe e mostre exemplos de espetáculos. Os alunos irão discutir sobre o que viram e o que acharam interessante.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Criação dos espetáculos

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar seus próprios espetáculos de teatro lambe-lambe. Eles deverão criar os bonecos, o cenário e a história que será apresentada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos espetáculos

    Os grupos irão apresentar seus espetáculos para a turma e os outros alunos irão utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos irão discutir sobre o que aprenderam durante a aula e sobre as apresentações dos outros grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação dos bonecos e do cenário.
  • Coerência da história apresentada.
  • Expressividade dos alunos durante a apresentação.

Ações do professor

  • Selecionar os conteúdos teóricos previamente.
  • Orientar os alunos na criação dos bonecos e do cenário.
  • Avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Assistir e ler os conteúdos previamente selecionados.
  • Trabalhar em grupo na criação dos espetáculos.
  • Apresentar seus espetáculos para a turma.