Tecnologia e o Registro Sonoro

Somente no século XIX, o ser humano conseguiu registar o som de maneira satisfatória, antes desta data aconteceram várias tentativas e experimentações por parte de músicos e estudiosos e inventores. Vamos conhecer um pouco mais sobre registro sonoro nessa aula de Arte. Bom aprendizado!

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Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que apresenta diferentes formas de fazer um registro sonoro:

    A) Partitura, partitura coreográfica, pen-drive, vídeos e áudios online.

    B) Partitura, partitura criativa, pen-drive, vídeos e áudios online.

    C) Quadro, partitura coreográfica, copiadora, binóculo e câmera fotográfica.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    A tecnologia muda como registramos e produzimos sons. Desde a invenção do fonógrafo até os dias atuais, com a utilização de softwares de edição de áudio, a tecnologia tem sido uma grande aliada na produção e registro sonoro. Nesta atividade, vamos explorar como a tecnologia influencia a produção e o registro sonoro e como podemos utilizar recursos para entender melhor esse processo.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais."

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  4. 4. Design Sprint:

    A tecnologia transforma a forma como produzimos, consumimos e registramos sons. Desde a invenção do fonógrafo, em 1877, até os dias atuais, a tecnologia permite que os sons sejam registrados, editados e reproduzidos de maneiras cada vez mais sofisticadas. Nesta atividade, vamos explorar como a tecnologia influencia o registro sonoro e como podemos utilizar recursos para criar nossos próprios registros sonoros.

    Exemplos práticos:

    - Escutar e comparar gravações de músicas em diferentes formatos (vinil, fita cassete, CD e streaming);

    - Utilizar um gravador de celular para registrar sons do ambiente;

    - Criar uma compilação de sons utilizando um gravador acessível aos alunos.

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  5. 5. Ensino Híbrido:

    A tecnologia tem sido cada vez mais presente em nossas vidas e, na música, não é diferente. O registro sonoro é uma das formas mais antigas de se registrar a música, mas com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e aprimorando esse registro. Nesta atividade, vamos explorar a relação entre a tecnologia e o registro sonoro.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

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  6. 6. Gamificação:

    A tecnologia tem sido uma grande aliada na produção e registro sonoro, desde a invenção do fonógrafo até as atuais plataformas digitais de streaming. A música é um elemento cultural importante, que pode ser explorado de diversas formas, inclusive por meio de jogos analógicos. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando recursos disponibilizados pelo professor.
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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e na música não é diferente. O registro sonoro, por exemplo, é um assunto que pode ser explorado de diversas formas com o uso de recursos tecnológicos. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido a habilidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos.
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  8. 8. Rotação por estações:

    A tecnologia tem um papel importante na produção e registro sonoro. Atualmente, existem diversas ferramentas digitais que permitem a criação e manipulação de sons, além de plataformas para compartilhar essas criações. Nesta aula, os alunos irão explorar essas ferramentas e plataformas para criar e analisar elementos constitutivos da música. Por meio da metodologia ativa Rotação por estações, os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades em composição, execução e apreciação musicais, além de terem explorado as possibilidades da tecnologia no registro sonoro.
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