Aula sobre Tecnologia E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A tecnologia muda como registramos e produzimos sons. Desde a invenção do fonógrafo até os dias atuais, com a utilização de softwares de edição de áudio, a tecnologia tem sido uma grande aliada na produção e registro sonoro. Nesta atividade, vamos explorar como a tecnologia influencia a produção e o registro sonoro e como podemos utilizar recursos para entender melhor esse processo.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais."


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A tecnologia muda como registramos e produzimos sons. Desde a invenção do fonógrafo até os dias atuais, com a utilização de softwares de edição de áudio, a tecnologia tem sido uma grande aliada na produção e registro sonoro. Nesta atividade, vamos explorar como a tecnologia influencia a produção e o registro sonoro e como podemos utilizar recursos para entender melhor esse processo.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais."


  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da tecnologia no registro sonoro. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para realização da atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada dupla irá discutir sobre a importância da tecnologia no registro sonoro e como ela influencia a produção musical. Forneça algumas perguntas norteadoras para orientar a discussão. O debate das duplas precisa ser produtivo para a construção da próxima atividade, por isso anote as perguntas norteadoras no quadro, caso seja possível.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada dupla irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Cada dupla irá pesquisar sobre um tema relacionado à tecnologia e o registro sonoro, como a história do fonógrafo, a evolução dos softwares de edição de áudio, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação em grupo

    Cada dupla irá apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando recursos disponibilizados pelo professor, como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    Cada dupla irá avaliar a apresentação das outras duplas, utilizando o modelo de avaliação criado na etapa 3.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre as apresentações e as avaliações, destacando os pontos positivos e negativos de cada grupo e incentivando a reflexão sobre a importância da tecnologia no registro sonoro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a utilização de recursos disponibilizados pelo professor.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da tecnologia no registro sonoro.
  • Fornecer perguntas norteadoras para orientar a discussão em duplas.
  • Conduzir a discussão sobre as apresentações e as avaliações.

Ações do aluno

  • Discutir em dupla sobre a importância da tecnologia no registro sonoro.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre um tema relacionado à tecnologia e o registro sonoro.
  • Apresentar a pesquisa para a turma.
  • Avaliar as apresentações outras duplas.