Aula sobre Tecnologia E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A tecnologia transforma a forma como produzimos, consumimos e registramos sons. Desde a invenção do fonógrafo, em 1877, até os dias atuais, a tecnologia permite que os sons sejam registrados, editados e reproduzidos de maneiras cada vez mais sofisticadas. Nesta atividade, vamos explorar como a tecnologia influencia o registro sonoro e como podemos utilizar recursos para criar nossos próprios registros sonoros.

Exemplos práticos:

- Escutar e comparar gravações de músicas em diferentes formatos (vinil, fita cassete, CD e streaming);

- Utilizar um gravador de celular para registrar sons do ambiente;

- Criar uma compilação de sons utilizando um gravador acessível aos alunos.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A tecnologia transforma a forma como produzimos, consumimos e registramos sons. Desde a invenção do fonógrafo, em 1877, até os dias atuais, a tecnologia permite que os sons sejam registrados, editados e reproduzidos de maneiras cada vez mais sofisticadas. Nesta atividade, vamos explorar como a tecnologia influencia o registro sonoro e como podemos utilizar recursos para criar nossos próprios registros sonoros.

    Exemplos práticos:

    \- Escutar e comparar gravações de músicas em diferentes formatos (vinil, fita cassete, CD e streaming);

    \- Utilizar um gravador de celular para registrar sons do ambiente;

    \- Criar uma compilação de sons utilizando um gravador acessível aos alunos.


  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente o tema da e a metodologia Design Sprint. Os alunos discutem em grupos sobre o que já sabem sobre tecnologia e registro sonoro. Aproveite para anotar no quadro os principais pontos abordados e discutidos pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos em grupo criam um modelo de design sprint com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar). Cada grupo apresenta seu modelo para a turma quando concluído.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos em grupo escolhem um tópico relacionado à tecnologia e registro sonoro para desenvolver durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos em grupo criam um registro sonoro utilizando o celular ou outro dispositivo para gravação de som. Cada grupo apresenta seu registro sonoro para a turma.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos em grupo apresentam seu registro sonoro para a turma. A turma avalia os registros sonoros e dá feedback (retorno) para os grupos. Após a apresentação, reflita com a turma sobre as possibilidades através da atividade e como isso pode influenciar nas práticas do dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Promover a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Estimular a autonomia dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de produção de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Demonstrar conhecimento prévio sobre o tema.
  • Participação ativa na criação do registro sonoro;

Ações do professor

  • Apresentar o temática e orientar para atividade;
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Avaliar a escolha dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Compartilhar conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Apresentar o registro sonoro para a turma.