Aula sobre Tecnologia E O Registro Sonoro
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A tecnologia tem sido cada vez mais presente em nossas vidas e, na música, não é diferente. O registro sonoro é uma das formas mais antigas de se registrar a música, mas com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e aprimorando esse registro. Nesta atividade, vamos explorar a relação entre a tecnologia e o registro sonoro.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
Etapa 1 - Contextualização
A tecnologia tem sido cada vez mais presente em nossas vidas e, na música, não é diferente. O registro sonoro é uma das formas mais antigas de se registrar a música, mas com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e aprimorando esse registro. Nesta atividade, vamos explorar a relação entre a tecnologia e o registro sonoro.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
Etapa 2 - Antes da atividade
Peça para que os alunos estudem em casa sobre a temática e anotem os principais pontos pesquisados sobre o assunto. Peça que levem materiais para a produção de sons durante a atividade.Etapa 3 - Check-in
Apresente o tema da atividade e peça para que os alunos registrem em seus modelos de aprendizagem o que eles já sabem sobre o assunto.Etapa 4 - Contextualização
Contextualize o assunto, apresentando exemplos de registros sonoros antigos e modernos, mostrando a evolução da tecnologia nessa área.Etapa 5 - Exploração
Os alunos serão divididos em grupos e receberão, caso não tenham trazido, diferentes materiais para explorar e registrar sons, como instrumentos musicais, objetos do cotidiano, entre outros. Eles deverão registrar esses sons em seus modelos de aprendizagem.Etapa 6 - Análise
Os alunos irão analisar os registros sonoros feitos pelos grupos e identificar os elementos constitutivos da música presentes em cada um deles, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Eles deverão registrar suas análises em seus modelos de aprendizagem.Etapa 7 - Composição
Os alunos irão utilizar os registros sonoros feitos pelos grupos para criar uma composição musical em conjunto. Eles deverão registrar o processo de criação em seus modelos de aprendizagem.Etapa 8 - Execução
Os alunos irão executar a composição criada pelo grupo, utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Eles deverão registrar a execução em seus modelos de aprendizagem.Etapa 9 - Check-out
Os alunos irão registrar em seus modelos de aprendizagem o que aprenderam sobre a relação entre tecnologia e registro sonoro, bem como as habilidades desenvolvidas durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música.
- Estimular a criatividade dos alunos na composição musical.
- Desenvolver a habilidade de registrar e documentar o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na exploração e análise dos registros sonoros.
- Contribuição na composição musical em grupo.
- Registro completo e organizado no modelo de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais para exploração.
- Orientar e acompanhar o processo de criação e execução da composição.
Ações do aluno
- Registrar o que já sabem sobre o assunto no modelo de aprendizagem.
- Explorar e registrar diferentes sons.
- Analisar os registros sonoros e identificar os elementos constitutivos da música.
- Criar e executar uma composição musical em grupo.
- Registrar o que foi aprendido no modelo de aprendizagem.