Aula sobre Tecnologia E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A tecnologia tem sido cada vez mais presente em nossas vidas e, na música, não é diferente. O registro sonoro é uma das formas mais antigas de se registrar a música, mas com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e aprimorando esse registro. Nesta atividade, vamos explorar a relação entre a tecnologia e o registro sonoro.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A tecnologia tem sido cada vez mais presente em nossas vidas e, na música, não é diferente. O registro sonoro é uma das formas mais antigas de se registrar a música, mas com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e aprimorando esse registro. Nesta atividade, vamos explorar a relação entre a tecnologia e o registro sonoro.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.


  2. Etapa 2 - Antes da atividade

    Peça para que os alunos estudem em casa sobre a temática e anotem os principais pontos pesquisados sobre o assunto. Peça que levem materiais para a produção de sons durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Check-in

    Apresente o tema da atividade e peça para que os alunos registrem em seus modelos de aprendizagem o que eles já sabem sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Contextualização

    Contextualize o assunto, apresentando exemplos de registros sonoros antigos e modernos, mostrando a evolução da tecnologia nessa área.

  5. Etapa 5 - Exploração

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão, caso não tenham trazido, diferentes materiais para explorar e registrar sons, como instrumentos musicais, objetos do cotidiano, entre outros. Eles deverão registrar esses sons em seus modelos de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Análise

    Os alunos irão analisar os registros sonoros feitos pelos grupos e identificar os elementos constitutivos da música presentes em cada um deles, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Eles deverão registrar suas análises em seus modelos de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Composição

    Os alunos irão utilizar os registros sonoros feitos pelos grupos para criar uma composição musical em conjunto. Eles deverão registrar o processo de criação em seus modelos de aprendizagem.

  8. Etapa 8 - Execução

    Os alunos irão executar a composição criada pelo grupo, utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Eles deverão registrar a execução em seus modelos de aprendizagem.

  9. Etapa 9 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus modelos de aprendizagem o que aprenderam sobre a relação entre tecnologia e registro sonoro, bem como as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música.
  • Estimular a criatividade dos alunos na composição musical.
  • Desenvolver a habilidade de registrar e documentar o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na exploração e análise dos registros sonoros.
  • Contribuição na composição musical em grupo.
  • Registro completo e organizado no modelo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais para exploração.
  • Orientar e acompanhar o processo de criação e execução da composição.

Ações do aluno

  • Registrar o que já sabem sobre o assunto no modelo de aprendizagem.
  • Explorar e registrar diferentes sons.
  • Analisar os registros sonoros e identificar os elementos constitutivos da música.
  • Criar e executar uma composição musical em grupo.
  • Registrar o que foi aprendido no modelo de aprendizagem.