Aula sobre Tecnologia E O Registro Sonoro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Rotação por Estações funcionará. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente para desenvolver uma atividade, durante determinado período de tempo.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize cada grupo em uma estação e compartilhe que o tempo determinado é de 30 minutos por atividade.Estação 1 - Criação de sons (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão utilizar um aplicativo de criação de sons para produzir diferentes tipos de sons. Apresente o aplicativo e explique como utilizá-lo. Os alunos terão liberdade para criar sons e explorar as possibilidades do aplicativo. Ao final da atividade, os alunos deverão escolher um som criado por eles e explicar como ele foi produzido.
Estação 2 - Análise de elementos constitutivos da música (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão utilizar um jogo educativo para aprender sobre os elementos constitutivos da música. Apresente o jogo e explique como jogá-lo. Os alunos irão jogar em duplas e deverão responder perguntas sobre altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Ao final da atividade, os alunos irão compartilhar o que aprenderam com o restante da turma.
Estação 3 - Composição de uma música (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão utilizar um aplicativo de composição de música para criar uma música. Apresente o aplicativo e explique como utilizá-lo. Os alunos terão liberdade para criar uma música com os elementos constitutivos aprendidos na estação anterior. Ao final da atividade, os alunos irão compartilhar a música criada com o restante da turma.
Etapa 3 - Reflexão final (10 minutos)
Conduza uma reflexão final com os alunos sobre o que foi aprendido na aula e como a tecnologia pode ser utilizada no registro sonoro. Os alunos também poderão compartilhar suas criações e comentar sobre o processo de criação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos.
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de sons e composição de músicas.
- Promover a colaboração entre os alunos na realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as estações.
- Utilização adequada das ferramentas e aplicativos apresentados.
- Criação de sons e músicas com elementos constitutivos da música trabalhados na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
- Apresentar as ferramentas e aplicativos utilizados em cada estação.
- Conduzir a reflexão final com os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em todas as estações.
- Utilizar adequadamente as ferramentas e aplicativos apresentados.
- Criar sons e músicas com elementos constitutivos da música trabalhados na aula.