Aula sobre Tecnologia E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A tecnologia tem um papel importante na produção e registro sonoro. Atualmente, existem diversas ferramentas digitais que permitem a criação e manipulação de sons, além de plataformas para compartilhar essas criações. Nesta aula, os alunos irão explorar essas ferramentas e plataformas para criar e analisar elementos constitutivos da música. Por meio da metodologia ativa Rotação por estações, os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades em composição, execução e apreciação musicais, além de terem explorado as possibilidades da tecnologia no registro sonoro.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Rotação por Estações funcionará. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente para desenvolver uma atividade, durante determinado período de tempo.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize cada grupo em uma estação e compartilhe que o tempo determinado é de 30 minutos por atividade.

    Estação 1 - Criação de sons (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão utilizar um aplicativo de criação de sons para produzir diferentes tipos de sons. Apresente o aplicativo e explique como utilizá-lo. Os alunos terão liberdade para criar sons e explorar as possibilidades do aplicativo. Ao final da atividade, os alunos deverão escolher um som criado por eles e explicar como ele foi produzido.

    Estação 2 - Análise de elementos constitutivos da música (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão utilizar um jogo educativo para aprender sobre os elementos constitutivos da música. Apresente o jogo e explique como jogá-lo. Os alunos irão jogar em duplas e deverão responder perguntas sobre altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Ao final da atividade, os alunos irão compartilhar o que aprenderam com o restante da turma.

    Estação 3 - Composição de uma música (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão utilizar um aplicativo de composição de música para criar uma música. Apresente o aplicativo e explique como utilizá-lo. Os alunos terão liberdade para criar uma música com os elementos constitutivos aprendidos na estação anterior. Ao final da atividade, os alunos irão compartilhar a música criada com o restante da turma.


  3. Etapa 3 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final com os alunos sobre o que foi aprendido na aula e como a tecnologia pode ser utilizada no registro sonoro. Os alunos também poderão compartilhar suas criações e comentar sobre o processo de criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de sons e composição de músicas.
  • Promover a colaboração entre os alunos na realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações.
  • Utilização adequada das ferramentas e aplicativos apresentados.
  • Criação de sons e músicas com elementos constitutivos da música trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Apresentar as ferramentas e aplicativos utilizados em cada estação.
  • Conduzir a reflexão final com os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em todas as estações.
  • Utilizar adequadamente as ferramentas e aplicativos apresentados.
  • Criar sons e músicas com elementos constitutivos da música trabalhados na aula.