Tecnologias no cotidiano
Nesta aula de Ciências, vamos refletir sobre os efeitos da presença da tecnologia no nosso dia a dia. Muito interessante, não é? Vamos lá!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Analise as afirmativas:
I. Com o progresso da tecnologia, a internet virou uma ferramenta fundamental para as ações diárias da sociedade atual.
II. A expansão da internet banda larga aumentou a acessibilidade das populações ao ambiente on-line.
III. O uso indiscriminado das redes sociais faz com que as pessoas cresçam e vivam mergulhadas no universo virtual das plataformas sociais.
Quais afirmativas estão certas?
Atividade completaA)
I e IIIB) I, II e III
C) Nenhuma delas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A tecnologia está presente em nossas vidas de diversas formas, desde o uso de smartphones até a automação de processos industriais. Assim, o uso e a dependência dessas tecnologias acarreta em mudanças econômicas, culturais e sociais que surgem através do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Para estimular a compreensão deste cenário, os alunos irão criar um diário de bordo sobre o tema, explorando os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução em grupo.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
O uso de tecnologia está presente na vida de todos nós, seja por meio de smartphones, computadores, internet, aplicativos, entre outros. É importante que os alunos compreendam sua influência em nossa, bem como sejam capazes de avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, nesta aula, os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de outro grupo na pesquisa que devem realizar.Atividade completa5. Cultura Maker:
A tecnologia é uma das grandes responsáveis pela transformação da sociedade e das relações humanas. Ela está presente em todas as áreas e, cada vez mais, faz parte do nosso cotidiano, seja no trabalho, nos estudos ou no lazer. Nesta aula, os alunos vão explorar como a tecnologia impacta nossas vidas e como podem usá-la de forma consciente e criativa. Para isso, eles devem criar um fanzine, no qual desenvolverão o tema.Atividade completa6. Ensino Híbrido:
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, desde o uso de smartphones e computadores até a automação de processos industriais. É importante que os alunos compreendam como as tecnologias podem mudar o mundo do trabalho e as relações sociais, e como elas podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, nesta aula, os alunos vão explorar como as tecnologias afetam nossa vida diária, tanto na economia quanto na cultura e na sociedade por meio de um template de registro de aprendizagemAtividade completa7. Rotação por estações:
A tecnologia é uma presença constante em nossas vidas, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Ela está presente em nossas casas, escolas, trabalho e em nossos momentos de lazer desde o celular até a internet, passando por eletrodomésticos, carros, televisões, computadores, jogos e muitos outros. Nesta aula, os alunos devem explorar essas questões por meio da Rotação por estações, onde vão pesquisar e debater sobre mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).Atividade completa8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A tecnologia está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde a utilização de _smartphones_ até a automação de processos industriais. Dessa forma, nossa sociedade é impactada e depende diretamente de diferentes tecnologias. É importante que os alunos compreendam os impactos causados em diferentes meios, como econômico e social. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo moderador. Os alunos serão incentivados a discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: