Aula sobre Tecnologias No Cotidiano

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A tecnologia é uma das grandes responsáveis pela transformação da sociedade e das relações humanas. Ela está presente em todas as áreas e, cada vez mais, faz parte do nosso cotidiano, seja no trabalho, nos estudos ou no lazer. Nesta aula, os alunos vão explorar como a tecnologia impacta nossas vidas e como podem usá-la de forma consciente e criativa. Para isso, eles devem criar um fanzine, no qual desenvolverão o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma introdução sobre a importância da tecnologia e como ela está presente no cotidiano dos alunos. Apresente exemplos de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas, como a automação de processos, a informatização de serviços, entre outros.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos. Em seguida, explique a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em grupos, os alunos devem discutir sobre a relação entre tecnologia e sociedade. Eles podem apresentar ideias sobre como a tecnologia pode impactar positiva ou negativamente a vida das pessoas. Oriente a pesquisa dos alunos e, também, incentive a troca de ideias e a argumentação entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Os estudantes devem criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, onde cada parte será dedicada a um tema relacionado à tecnologia. Eles devem utilizar textos, imagens e desenhos para ilustrar o conteúdo do fanzine. Oriente os alunos sobre a organização e a estrutura do fanzine, além de incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos. Você pode distribuir o modelo pronto de fanzine que consta no material de apoio, ou pode pedir para que eles desenhem a própria versão.

  5. Etapa 5 - Produção do fanzine

    Os alunos irão produzir a fanzine utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel sulfite, tesoura e cola. O professor deverá auxiliar os alunos na produção do fanzine, sanando dúvidas e oferecendo sugestões.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando os temas abordados. Incentive a participação de todos os alunos durante a apresentação.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a refletirem sobre as relações entre tecnologia e sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novas tecnologias.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na produção de um fanzine.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade na produção do fanzine.
  • Clareza na apresentação do fanzine.
  • Argumentação e reflexão crítica sobre o tema.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a estrutura e organização do fanzine.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Sanar dúvidas e oferecer sugestões durante a produção do fanzine.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Conduzir uma discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na produção do fanzine.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva.
  • Argumentar e refletir criticamente sobre o tema.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.