Aula sobre Tecnologias No Cotidiano
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, desde o uso de smartphones e computadores até a automação de processos industriais. É importante que os alunos compreendam como as tecnologias podem mudar o mundo do trabalho e as relações sociais, e como elas podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, nesta aula, os alunos vão explorar como as tecnologias afetam nossa vida diária, tanto na economia quanto na cultura e na sociedade por meio de um template de registro de aprendizagem
Etapa 1 - Preparação
Inicie a aula explicando o objetivo da aula e a atividade proposta. Depois, peça para os alunos criarem um template de registro de aprendizagem no caderno. O template deve conter os campos de Check-in (resumo do que será aprendido) e Check-out (o que foi aprendido). Oriente os alunos de como devem realizar o preenchimento ao longo da atividade.Etapa 2 - Introdução
Pergunte aos alunos quais tecnologias eles utilizam no dia a dia. Estimule a participação dos alunos utilizando perguntas, assim como exemplos práticos encontrados em nosso cotidiano. Em seguida, peça que preencham o campo de “Check-in” do template.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Em seguida, oriente-os a discutir sobre as mudanças que as tecnologias trouxeram para a economia, a cultura e a sociedade. Você deve fornecer algumas perguntas orientadoras, como:\- Quais são as principais tecnologias que mudaram o mundo do trabalho?
\- Como as tecnologias afetam as relações sociais?
\- Como as tecnologias afetam a cultura?
\- Como as tecnologias são utilizadas na saúde?
Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem produzir um mapa conceitual sobre o uso das tecnologias. Para isso, devempesquisar em grupos sobre um dos seguintes temas:\- Tecnologias na saúde
\- Tecnologias na educação
\- Tecnologias na agricultura
Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova a discussão sobre as tecnologias apresentadas.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo Check-out do template, fazendo um resumo do que aprenderam na aula.Etapa 7 - Conclusão
Enecerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e como as tecnologias no cotidiano afetam a vida das pessoas
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
- Promover a discussão sobre as mudanças causadas pelas tecnologias na economia, cultura e sociedade
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo
- Qualidade do template de registro de aprendizagem
- Qualidade da pesquisa realizada em grupo
- Qualidade da apresentação dos resultados
- Participação na discussão da turma
Ações do professor
- Explicar claramente os objetivos da aula
- Promover a participação ativa dos alunos em todas as etapas
- Estimular a colaboração em grupo
- Fazer perguntas orientadoras que estimulem a reflexão dos alunos
- Estimular a criação do template de registro de aprendizagem
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Criar um template de registro de aprendizagem
- Realizar a pesquisa em grupo
- Preparar a apresentação dos resultados
- Participar da discussão da turma