Aula sobre Tecnologias No Cotidiano

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, desde o uso de smartphones e computadores até a automação de processos industriais. É importante que os alunos compreendam como as tecnologias podem mudar o mundo do trabalho e as relações sociais, e como elas podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, nesta aula, os alunos vão explorar como as tecnologias afetam nossa vida diária, tanto na economia quanto na cultura e na sociedade por meio de um template de registro de aprendizagem

  1. Etapa 1 - Preparação

    Inicie a aula explicando o objetivo da aula e a atividade proposta. Depois, peça para os alunos criarem um template de registro de aprendizagem no caderno. O template deve conter os campos de Check-in (resumo do que será aprendido) e Check-out (o que foi aprendido). Oriente os alunos de como devem realizar o preenchimento ao longo da atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Pergunte aos alunos quais tecnologias eles utilizam no dia a dia. Estimule a participação dos alunos utilizando perguntas, assim como exemplos práticos encontrados em nosso cotidiano. Em seguida, peça que preencham o campo de “Check-in” do template.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Em seguida, oriente-os a discutir sobre as mudanças que as tecnologias trouxeram para a economia, a cultura e a sociedade. Você deve fornecer algumas perguntas orientadoras, como:

    \- Quais são as principais tecnologias que mudaram o mundo do trabalho?

    \- Como as tecnologias afetam as relações sociais?

    \- Como as tecnologias afetam a cultura?

    \- Como as tecnologias são utilizadas na saúde?


  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem produzir um mapa conceitual sobre o uso das tecnologias. Para isso, devempesquisar em grupos sobre um dos seguintes temas:

    \- Tecnologias na saúde

    \- Tecnologias na educação

    \- Tecnologias na agricultura


  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova a discussão sobre as tecnologias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo Check-out do template, fazendo um resumo do que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Enecerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e como as tecnologias no cotidiano afetam a vida das pessoas

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Promover a discussão sobre as mudanças causadas pelas tecnologias na economia, cultura e sociedade
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem
  • Qualidade da pesquisa realizada em grupo
  • Qualidade da apresentação dos resultados
  • Participação na discussão da turma

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da aula
  • Promover a participação ativa dos alunos em todas as etapas
  • Estimular a colaboração em grupo
  • Fazer perguntas orientadoras que estimulem a reflexão dos alunos
  • Estimular a criação do template de registro de aprendizagem

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Criar um template de registro de aprendizagem
  • Realizar a pesquisa em grupo
  • Preparar a apresentação dos resultados
  • Participar da discussão da turma