Aula sobre Tecnologias No Cotidiano

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A tecnologia está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde a utilização de _smartphones_ até a automação de processos industriais. Dessa forma, nossa sociedade é impactada e depende diretamente de diferentes tecnologias. É importante que os alunos compreendam os impactos causados em diferentes meios, como econômico e social. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo moderador. Os alunos serão incentivados a discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualizar o tema e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo moderador.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um tema relacionado à tecnologia no cotidiano, como automação, inteligência artificial, internet das coisas e redes sociais. Você pode disponibilizar materiais para pesquisa, como artigos e vídeos. É possível, também, pedir essa pesquisa previamente em casa.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deve preparar seus argumentos e apresentações. O grupo defensor é responsável por representar os benefícios das tecnologias, enquanto o grupo opositor deve apresentar os malefícios. A banca julgadora cumpre o papel de avaliar as apresentações e o grupo moderador, demediar a discussão.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e a banca julgadora avalia as apresentações. O grupo moderador irá mediar a discussão e garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de se expressar.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados e a importância de compreender tanto os possíveis benefícios, quanto malefícios. Estimule a participação dos alunos com as reflexões e aprendizados acerca da temática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a tecnologia no cotidiano
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Coerência entre os argumentos e a pesquisa realizada

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC)
  • Disponibilizar materiais para pesquisa
  • Mediar a discussão entre os grupos
  • Avaliar o desempenho dos alunos
  • Estimular a reflexão sobre o tema

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o subtema designado
  • Preparar argumentos e apresentações
  • Participar ativamente do debate