Aula sobre Tecnologias No Cotidiano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A tecnologia é uma presença constante em nossas vidas, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Ela está presente em nossas casas, escolas, trabalho e em nossos momentos de lazer desde o celular até a internet, passando por eletrodomésticos, carros, televisões, computadores, jogos e muitos outros. Nesta aula, os alunos devem explorar essas questões por meio da Rotação por estações, onde vão pesquisar e debater sobre mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e pergunte aos alunos como a tecnologia está presente em suas vidas. Você pode citar como exemplo celulares e fábricas. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações".Etapa 3 - Rotação por estações
Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:Estação 1 - Tecnologia na agricultura
Os alunos devem pesquisar sobre tecnologia na agricultura, como o uso de drones, inteligência artificial e sistemas de irrigação.
Estação 2 - Tecnologia na medicina
Os alunos devem pesquisar sobre tecnologia na medicina, como o uso de robôs cirúrgicos, impressão 3D de próteses e softwares de análise de imagens médicas.
Estação 3 - Tecnologia na comunicação
Os alunos devem pesquisar sobre tecnologia na comunicação, como o uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e videoconferência.
Etapa 4 - Mão na massa
Peça para que, em trios, os alunos produzam um mapa conceitual das principais utilizações da tecnologia em nosso cotidiano. Eles podem desenhar ou colar imagens, além de utilizar canetas coloridas e lápis de cor.Etapa 5 - Socialização
Os grupos devem apresentar suas atividades para a turma. Estimule uma discussão sobre como a tecnologia está presente em nossas vidas e como ela afeta nossas relações sociais e econômicas.Etapa 6 - Avaliação
Avalie as atividades dos alunos e faça uma reflexão sobre o aprendizado adquirido durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Criatividade na elaboração das atividades.
- Clareza e objetividade na apresentação oral e escrita.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Mediar a discussão sobre o tema.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação das atividades.
- Avaliar as atividades dos alunos e mediar uma reflexão sobre o aprendizado adquirido durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar pesquisas sobre o tema.
- Criar atividades criativas e objetivas.
- Apresentar oralmente e por escrito as atividades realizadas.
- Refletir criticamente sobre o tema.