Aula sobre Temperatura E Calor

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Temperatura e calor" é muito importante para a compreensão do mundo que nos cerca, pois está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde a temperatura do ar que respiramos até a temperatura do nosso próprio corpo. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia Design Sprint, que é uma forma de solucionar problemas de forma criativa e colaborativa. Para isso, os alunos irão criar um template com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Temperatura e calor", explicando as diferenças entre eles e como se relacionam com a sensação térmica. Serão apresentados exemplos práticos e cotidianos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

    Exemplo: Quando pegamos um copo com chá quente a energia é transferida do copo para nossa mão e, quando pegamos um copo de água com gelo, a energia é transferida da nossa mão para o copo. Ou seja, quando dois corpos estão em contato, a transferência de energia ocorre do mais quente para o mais frio.


  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema, buscando informações em livros, sites e outros materiais que o professor disponibilizar. Eles devem registrar as informações mais importantes em um documento compartilhado.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas, os alunos irão criar esboços de como podem aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas. Eles devem desenhar e escrever as ideias em um documento compartilhado.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir e decidir quais ideias são mais relevantes e viáveis para serem desenvolvidas. Eles devem registrar as ideias escolhidas em um documento compartilhado.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base nas ideias escolhidas, os alunos irão criar protótipos para testar e aprimorar suas ideias. Eles podem usar materiais como papel, lápis, tesoura, cola, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar seus protótipos e avaliar como podem melhorar suas ideias. Eles devem registrar as melhorias em um documento compartilhado.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas ideias e protótipos para a turma, explicando como aplicaram o conhecimento sobre temperatura e calor em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint;
  • Compreensão das diferenças entre temperatura, calor e sensação térmica;
  • Criatividade e originalidade na criação de ideias e protótipos;
  • Coerência entre as ideias desenvolvidas e o conhecimento adquirido sobre o tema;
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias e protótipos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre temperatura, calor e sensação térmica;
  • Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint;
  • Disponibilizar materiais e recursos para pesquisa e criação dos protótipos;
  • Avaliar as produções dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema e registrar as informações mais relevantes;
  • Criar esboços de como podem aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas;
  • Discutir e decidir quais ideias são mais relevantes e viáveis para serem desenvolvidas;
  • Criar protótipos para testar e aprimorar suas ideias;
  • Apresentar suas ideias e protótipos para a turma de forma clara e objetiva.