Aula sobre Temperatura E Calor

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A temperatura é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, desde a temperatura do ambiente em que se encontram até a temperatura do seu próprio corpo. A aula sobre temperatura e calor tem como objetivo ensinar os alunos a diferenciar esses conceitos e como eles se aplicam em situações cotidianas. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos e solucionar um problema, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as diferenças entre temperatura e calor. Contextualize o tema, mostrando situações cotidianas em que esses conceitos são aplicados.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Os alunos serão separados em grupos e escolherão um tema relacionado a temperatura e calor para apresentar, como condução térmica, conveccção térmica, trocas de calor, dilatação térmica, etc. Em seguida, identificarão um problema relacionado ao tema escolhido e farão um levantamento de dados através de entrevistas com pessoas reais e pesquisas.

  3. Etapa 3 - Análise do contexto

    Nessa etapa, os alunos irão analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  4. Etapa 4 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e verificar se há divergências.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Nessa etapa, os alunos irão propor soluções para o problema identificado e apresentarão um infográfico com 8 lacunas a serem preenchidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos apresentarão seus infográficos para a turma e discutirão as soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a atividade e reforce os conceitos aprendidos sobre temperatura e calor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e resolução de problemas
  • Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação de ideias
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo
  • Qualidade do infográfico produzido
  • Coerência das soluções propostas com o problema identificado
  • Habilidade em apresentar e defender as soluções propostas
  • Conhecimento adquirido sobre temperatura e calor

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os grupos durante a atividade
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na atividade
  • Fazer intervenções pedagógicas para esclarecer dúvidas e reforçar conceitos
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre a atividade
  • Estimular a reflexão sobre a atividade e sua aplicação no cotidiano dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo
  • Realizar entrevistas e pesquisas de forma responsável e ética
  • Produzir um infográfico claro e objetivo
  • Propor soluções coerentes com o problema identificado
  • Apresentar e defender as soluções propostas de forma clara e objetiva.