Aula sobre Temperatura E Calor

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Temperatura e calor" está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde quando sentimos frio ou calor, até quando cozinhamos ou usamos aparelhos eletrônicos. Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em situações cotidianas, e irão aplicar esse conhecimento na criação de um jogo com cartas de perguntas e afirmações. A metodologia utilizada será a Gamificação, que torna o aprendizado mais divertido e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e explique a diferença entre temperatura e calor, utilizando exemplos práticos e didáticos.

    Exemplo: Se pegarmos um copo de água fervente, a temperatura dele será a mesma da água fervente de um balde. Porém, o balde de água fervente possui uma quantidade maior de energia do que o copo de água fervente. Então, a quantidade de calor depende da massa do material, enquanto a temperatura não.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo situações cotidianas em que podemos diferenciar temperatura e calor, e irão compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Eles devem elaborar perguntas e respostas sobre um tema ou problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os grupos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando as regras e as perguntas e afirmações elaboradas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir as perguntas e afirmações apresentadas pelos grupos, e esteja perto para esclarecer as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos irão responder individualmente a um questionário sobre o tema, elaborado pelo professor.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Recapitule os pontos principais da aula e faça uma avaliação geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do jogo.
  • Correção das respostas no questionário.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação e interesse durante toda a aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a diferença entre temperatura e calor.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar as atividades dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Recapitular os pontos principais da aula no encerramento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar perguntas e afirmações originais e criativas para o jogo.
  • Responder corretamente ao questionário.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar interesse e participação durante toda a aula.