Aula sobre Temperatura E Calor

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A temperatura e o calor são conceitos fundamentais para entendermos fenômenos térmicos que ocorrem no nosso dia a dia. É importante saber diferenciar a temperatura, que é uma medida da energia térmica presente em um corpo, do calor, que é a transferência dessa energia de um corpo para outro. Além disso, a sensação térmica que sentimos pode ser influenciada por diversos fatores externos, como a umidade do ar e a velocidade do vento. Nesta aula, utilizaremos a metodologia de debate crítico para discutir esses conceitos e como eles se aplicam em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e os objetivos da aula, explicando a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam relacionar o tema com situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Template de avaliação por rúbrica

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um template de avaliação por rúbrica com os critérios "Não desenvolvido", "Parcialmente desenvolvido" e "Plenamente desenvolvido" para avaliar os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica. Oriente os alunos a pensarem em exemplos práticos para cada critério.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos irão se reunir e debater sobre os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Oriente os alunos a serem críticos e a justificarem suas opiniões com base nos exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Discussão em sala

    Após o debate, os grupos apresentarão suas conclusões em sala de aula e o professor irá conduzir uma discussão para esclarecer dúvidas e consolidar o aprendizado.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos deverão fazer uma atividade individual para avaliar o aprendizado sobre o tema. Proponha questões práticas para que os alunos apliquem os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da aula e dê feedback aos alunos sobre a sua participação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a aplicação dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
  • Participação no debate crítico.
  • Habilidade em aplicar os conceitos em situações práticas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Conduzir o debate crítico.
  • Propor atividades práticas para aplicação dos conceitos.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Participar do debate crítico.
  • Aplicar os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica em situações práticas.