Aula sobre Temperatura E Calor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Temperatura e calor" é muito importante para a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem na natureza e no nosso cotidiano. Por exemplo, entender a diferença entre temperatura e calor pode ajudar a compreender como funciona o ar-condicionado ou o aquecedor da nossa casa. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, o que ajudará a fixar o conteúdo de maneira mais efetiva.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Antes da aula, indique aos alunos materiais de estudo sobre o tema, como vídeos, textos e infográficos. Oriente que os alunos assistam e leiam esses materiais em casa para que estejam preparados para a aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Na sala de aula, inicie a aula com uma revisão dos conceitos de temperatura e calor. Para isso, utilize exemplos práticos, como a diferença de temperatura entre a água quente e a água fria.

  3. Etapa 3 - Contextualização

    Fale sobre a sensação térmica, que é a temperatura que nosso corpo individualmente sente, frio ou quente, em que a humidade do ar, a velocidade do vento, a pressão e a densidade atmosférica podem interferir na sensação térmica, fazendo que seja mais quente ou mais frio do que a real temperatura indica.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em uma plataforma digital, como o Google Docs ou o MindMeister.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Circule pela sala de aula para auxiliar os grupos na criação do mapa conceitual. Caso seja necessário, utilize exemplos práticos para ajudar os alunos a compreenderem melhor o tema.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Quando os grupos finalizarem a criação dos mapas conceituais, peça que cada grupo apresente o seu mapa para a turma. Durante as apresentações, faça perguntas para verificar se os alunos compreenderam bem o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final da aula,peça que os alunos preencham uma ficha de avaliação sobre a metodologia utilizada e sobre o conteúdo aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas."
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema apresentado.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre os materiais de estudo que devem ser acessados antes da aula.
  • Auxiliar os grupos na criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação dos alunos durante as apresentações dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Acessar os materiais de estudo indicados pelo professor antes da aula.
  • Participar ativamente na criação dos mapas conceituais em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual criado pelo grupo para a turma.