Tempo e clima
"Como está o tempo hoje?" Você com certeza já deve ter ouvido ou feito essa pergunta. Mas afinal, o que é tempo? E qual a diferença entre tempo e clima? Vamos descobrir isso nessa aula de Geografia. Então, vamos lá! 🌦️⛈️☀️🌤️
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. O tempo atmosférico e/ou meteorológico se refere ao estado momentâneo da atmosfera em um lugar.
II. O conceito de tempo não existe pra climatologia.
III. O clima é o conjunto ou sucessão dos tipos de tempo e seus elementos.
IV. Tempo e clima são sinônimos e se referem à sucessão das condições climáticas.
Atividade completaA)
F; V; F; V.B) V; F; V; V.
C) V; F; V; F.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
O clima e o tempo são temas muito presentes em nosso cotidiano. A previsão do tempo é algo que consultamos diariamente e o clima influencia em nossas atividades cotidianas, como a escolha de roupas e a prática de esportes ao ar livre. Nesta aula, vamos trabalhar com o tema "Tempo e clima" utilizando a metodologia Design Sprint. Vamos entender como as práticas humanas podem influenciar na dinâmica climática e analisar suas consequências, vantagens e desvantagens.Atividade completa4. Design Thinking:
O clima e o tempo são temas importantes e presentes no cotidiano dos estudantes. Eles influenciam diretamente em nossas atividades diárias, como a escolha das roupas, a prática de esportes, o planejamento de viagens e até mesmo a produção agrícola. Nesta aula, vamos explorar a relação entre tempo e clima, identificando as diferenças entre esses dois conceitos e analisando as consequências das práticas humanas na dinâmica climática. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Gamificação:
O clima e o tempo são temas que fazem parte do nosso cotidiano com grande importância para a compreensão do mundo em que vivemos. O clima está relacionado às condições atmosféricas de uma região a longo prazo, enquanto o tempo se refere às condições atmosféricas momentâneas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a dinâmica climática, as práticas humanas que afetam o clima e as consequências dessas práticas. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O clima e o tempo são temas que estão presentes no cotidiano dos estudantes, seja na escolha da roupa para sair de casa ou na previsão do tempo para um evento ao ar livre. Nesta aula, serão trabalhados conceitos sobre tempo e clima, bem como as práticas humanas que afetam a dinâmica climática. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Rotação por estações:
O clima é um dos assuntos mais importantes da geografia. Ele está presente em nosso cotidiano, influenciando nossas atividades diárias e até mesmo nossa saúde. O clima é o conjunto de condições atmosféricas que caracterizam um determinado lugar em um período. Já o tempo é a condição atmosférica momentânea de um lugar. Nesta aula, vamos trabalhar com o tema "Tempo e clima" por meio da metodologia ativa Rotação por estações, que consiste em dividir a turma em grupos para que cada um possa desenvolver uma atividade relacionada ao tema proposto. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc.)."Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O clima é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja na previsão do tempo para decidir o que vestir ou em discussões sobre mudanças climáticas. Nesta aula, vamos aprender sobre tempo e clima e como as práticas humanas podem afetar a dinâmica climática. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. Para isso, vamos criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: