Aula sobre Tempo E Clima
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O clima e o tempo são temas muito presentes em nosso cotidiano. A previsão do tempo é algo que consultamos diariamente e o clima influencia em nossas atividades cotidianas, como a escolha de roupas e a prática de esportes ao ar livre. Nesta aula, vamos trabalhar com o tema "Tempo e clima" utilizando a metodologia Design Sprint. Vamos entender como as práticas humanas podem influenciar na dinâmica climática e analisar suas consequências, vantagens e desvantagens.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema "Tempo e clima" e explique a diferença entre eles. Em seguida, apresente o conceito de Design Sprint e como ele será aplicado na aula. Divida os alunos em grupos e peça para criarem um modelo de Design Sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.Etapa 2 - Esboçar
Os grupos irão escolher um tema relacionado ao clima, como a ilha de calor. Oriente a escolha do tema e a pesquisa em fontes diversas.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão discutir e decidir qual o foco do seu projeto e quais informações precisam coletar para desenvolvê-lo. Oriente a escolha do tema e a pesquisa em fontes diversas.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos irão coletar informações e criar um protótipo do projeto, seja em forma de apresentação, cartaz ou maquete.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e testá-los, recebendo feedbacks e sugestões de melhorias.Etapa 6 - Apresentação das propostas
Os alunos irão apresentar suas propostas para a turma, explicando como elas podem contribuir para minimizar os impactos das práticas humanas na dinâmica climática. Organize o tempo e o formato das apresentações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema da aula e a importância de se pensar em práticas sustentáveis para a preservação do clima.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as práticas humanas e suas consequências na dinâmica climática.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
- Qualidade do protótipo apresentado.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre as práticas humanas e suas consequências na dinâmica climática.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
- Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint.
- Estimular a participação ativa dos alunos e a cooperação entre os grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do Design Sprint.
- Coletar informações sobre o subtema escolhido.
- Criar um protótipo do projeto e apresentá-lo para a turma.