Aula sobre Tempo E Clima

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O clima e o tempo são temas importantes e presentes no cotidiano dos estudantes. Eles influenciam diretamente em nossas atividades diárias, como a escolha das roupas, a prática de esportes, o planejamento de viagens e até mesmo a produção agrícola. Nesta aula, vamos explorar a relação entre tempo e clima, identificando as diferenças entre esses dois conceitos e analisando as consequências das práticas humanas na dinâmica climática. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre tempo e clima. Em seguida, será feita uma discussão em grupo para que os alunos possam expressar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os estudantes possam identificar as necessidades e desejos dos diferentes atores envolvidos na dinâmica climática, como os agricultores, os moradores das cidades, os governantes, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação das práticas humanas

    A partir do mapa de empatia, os alunos irão identificar as práticas humanas que influenciam na dinâmica climática, como o desmatamento, a poluição, a urbanização desordenada, entre outras.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Será feita uma discussão em grupo para que os alunos possam analisar as consequências dessas práticas humanas na dinâmica climática, como o aquecimento global, as mudanças no regime de chuvas, as ilhas de calor, entre outras.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as práticas humanas podem influenciar na dinâmica climática, como a construção de parques ecológicos, a utilização de fontes de energia limpa, a recuperação de áreas degradadas, entre outras.

  6. Etapa 6 - Criação de propostas

    Os alunos irão criar propostas para minimizar os impactos das práticas humanas na dinâmica climática, considerando as necessidades e desejos dos diferentes atores envolvidos. As propostas podem envolver ações individuais e coletivas.

  7. Etapa 7 - Apresentação das propostas

    Os alunos irão apresentar suas propostas para a turma, explicando como elas podem contribuir para minimizar os impactos das práticas humanas na dinâmica climática. Organize o tempo e o formato das apresentações.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema da aula e a importância de se pensar em práticas sustentáveis para a preservação do clima.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na busca por soluções para minimizar os impactos das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Promover a interdisciplinaridade, relacionando o tema com outras áreas do conhecimento, como Biologia, Física e Química.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das práticas humanas que influenciam na dinâmica climática.
  • Análise crítica das consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Criatividade na criação de propostas para minimizar os impactos das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Clareza e objetividade na apresentação das propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre tempo e clima.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação das práticas humanas que influenciam na dinâmica climática.
  • Fornecer exemplos práticos de como as práticas humanas podem influenciar na dinâmica climática.
  • Avaliar as propostas apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia, identificando as necessidades e desejos dos diferentes atores envolvidos na dinâmica climática.
  • Identificar as práticas humanas que influenciam na dinâmica climática.
  • Analisar as consequências das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Criar propostas para minimizar os impactos das práticas humanas na dinâmica climática.