Aula sobre Tempo E Clima
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O clima e o tempo são temas que fazem parte do nosso cotidiano com grande importância para a compreensão do mundo em que vivemos. O clima está relacionado às condições atmosféricas de uma região a longo prazo, enquanto o tempo se refere às condições atmosféricas momentâneas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a dinâmica climática, as práticas humanas que afetam o clima e as consequências dessas práticas. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a diferença entre clima e tempo e como eles afetam o cotidiano das pessoas. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre a gamificação e como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro para um jogo sobre o tema. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente o preenchimento do mapa e estimule a criatividade dos estudantes.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma e explicará como o jogo iráfuncionar e como o jogo vai abordar o tema da aula.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre os jogos apresentados e escolherão o mais engajador e que melhor aborda o tema da aula.Etapa 5 - Apresentação dos Mapas de Registro
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro completo do jogo para a turma. Avalie se os mapas estão conforme as instruções e se estão relacionados ao tema da aula. Forneça devolutivas sobre a construção do jogo e estimule a criatividade dos estudantes. Organize a forma e o tempo das apresentações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema da aula e a importância de se pensar em práticas sustentáveis para a preservação do clima. Combine com os alunos um prazo para desenvolverem os jogos criados no mapa de registro. Os jogos podem ser analógicos ou digitais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e apresentação de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de registro.
- Capacidade de análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
- Qualidade da apresentação do jogo e capacidade de argumentação.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar claramente a diferença entre clima e tempo e como eles afetam o cotidiano das pessoas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa de registro.
- Analisar criticamente as práticas humanas que afetam o clima.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente nas discussões em grupo.
- Cooperar e trabalhar em equipe.