Aula sobre Tempo E Clima

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O clima e o tempo são temas que fazem parte do nosso cotidiano com grande importância para a compreensão do mundo em que vivemos. O clima está relacionado às condições atmosféricas de uma região a longo prazo, enquanto o tempo se refere às condições atmosféricas momentâneas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a dinâmica climática, as práticas humanas que afetam o clima e as consequências dessas práticas. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a diferença entre clima e tempo e como eles afetam o cotidiano das pessoas. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre a gamificação e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro para um jogo sobre o tema. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente o preenchimento do mapa e estimule a criatividade dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma e explicará como o jogo iráfuncionar e como o jogo vai abordar o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre os jogos apresentados e escolherão o mais engajador e que melhor aborda o tema da aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Mapas de Registro

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro completo do jogo para a turma. Avalie se os mapas estão conforme as instruções e se estão relacionados ao tema da aula. Forneça devolutivas sobre a construção do jogo e estimule a criatividade dos estudantes. Organize a forma e o tempo das apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema da aula e a importância de se pensar em práticas sustentáveis para a preservação do clima. Combine com os alunos um prazo para desenvolverem os jogos criados no mapa de registro. Os jogos podem ser analógicos ou digitais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Capacidade de análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
  • Qualidade da apresentação do jogo e capacidade de argumentação.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar claramente a diferença entre clima e tempo e como eles afetam o cotidiano das pessoas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a análise crítica sobre as práticas humanas que afetam o clima.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de registro.
  • Analisar criticamente as práticas humanas que afetam o clima.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente nas discussões em grupo.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.