Aula sobre Tempo E Clima

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O clima e o tempo são temas que estão presentes no cotidiano dos estudantes, seja na escolha da roupa para sair de casa ou na previsão do tempo para um evento ao ar livre. Nesta aula, serão trabalhados conceitos sobre tempo e clima, bem como as práticas humanas que afetam a dinâmica climática. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Tempo e clima" e explicar a diferença entre eles, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Explique a função de cada aluno no grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática

    Cada grupo irá pesquisar sobre uma prática humana que afeta a dinâmica climática, como a ilha de calor, o desmatamento, a queimada, a poluição, entre outras. Organize os materiais para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate sobre as práticas humanas

    Os grupos irão debater sobre as práticas humanas que pesquisaram, apresentando argumentos e contra-argumentos sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Organize o tempo das apresentações.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o desenvolvimento do tema e seus tópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos de avaliação

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação para a turma. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação e Síntese.

    Os alunos irão avaliar os trabalhos dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação criado. Faça um resumo das principais ideias apresentadas e estimule a reflexão dos estudantes sobre como as ações humanas impactam o clima em suas diferentes escalas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e argumentação dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Aproximar o tema da realidade dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
  • Participação e colaboração do grupo;
  • Criatividade na apresentação dos trabalhos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática;
  • Mediar o debate entre os grupos;
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática;
  • Participar ativamente do debate entre os grupos;
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.