Aula sobre Tempo E Clima

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O clima é um tema muito presente em nosso cotidiano, seja na previsão do tempo para decidir o que vestir ou em discussões sobre mudanças climáticas. Nesta aula, vamos aprender sobre tempo e clima e como as práticas humanas podem afetar a dinâmica climática. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas da aprendizagem. Para isso, vamos criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando a diferença entre tempo e clima e como eles são influenciados por fatores naturais e humanos. Para exemplificar, utilize imagens de diferentes tipos de clima e seus efeitos no cotidiano. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática, como a poluição, o desmatamento e a urbanização e discutir as informações pesquisadas e elaborar um esquema com as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Oriente os alunos e disponibilize materiais de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, utilizando as informações discutidas em grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma, explicando as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre as principais aprendizagens e desafios encontrados. Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e sugerir melhorias para futuras aulas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de criar e apresentar um esquema de informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Qualidade da apresentação e capacidade de explicar as informações de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Explicar a diferença entre tempo e clima e como eles são influenciados por fatores naturais e humanos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as práticas humanas que afetam a dinâmica climática.
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas e elaborar um esquema com as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, utilizando as informações discutidas em grupo.