Tempo histórico e cronológico

“Hoje o tempo fechado”. “Quanto tempo uma árvore demora para crescer?”. “Quanto tempo falta para a aula acabar?”. “Existia internet no tempo da nossa avó?”

Percebeu que usamos a palavra tempo em diversos sentidos? Você entende todos eles? Nessa aula de História, a gente vai entender a noção de tempo. Pegue seu caderno, se concentre e vamos nessa! 😎


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Existem diferentes formas de perceber o tempo. O que podemos afirmar sobre o Tempo Histórico?

    A) Não depende da ação humana. Ele pode ser percebido pelo envelhecimento das pessoas, pelo crescimento de uma árvore etc.

    B) É um tempo cultural, ou seja, é uma criação do ser humano. Ele é medido e contado por calendários, por exemplo.

    C) Possui diferentes durações. É visto através de permanências e transformações que ocorrem nas sociedades.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam que o tempo histórico não é linear, mas sim uma construção social e cultural.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da história. Ele nos ajuda a entender a ordem dos eventos e a perceber as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Nesta aula, vamos trabalhar com a ideia de tempo histórico e cronológico, ou seja, como os historiadores organizam e interpretam os eventos do passado. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade ajudará os alunos a identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração dos alunos. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a organização do calendário, a contagem do tempo em diferentes culturas e a importância da cronologia para a compreensão de fatos históricos.

    Design Thinking

    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

    Aprendizagem Entre Pares

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da história. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. A noção de tempo histórico e cronológico é essencial para entendermos as continuidades e rupturas dos processos históricos. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: