Aula sobre Tempo Historico E Cronologico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. A noção de tempo histórico e cronológico é essencial para entendermos as continuidades e rupturas dos processos históricos. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Apresentação do problema

    Apresente um problema relacionado ao tema, como por exemplo: "Como a noção de tempo histórico pode nos ajudar a entender as mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos anos?".

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os grupos irão pesquisar sobre o problema apresentado e discutir as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Nessa etapa, incentive a criatividade dos alunos a pensarem sobre como o tempo influencia e está presente em diversas sociedades de maneiras distintas.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos apresentadas pelos outros grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.
  • Capacidade de identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
  • Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Apresentar o problema relacionado ao tema.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo e da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e objetivo.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
  • Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo.