Aula sobre Tempo Historico E Cronologico
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. A noção de tempo histórico e cronológico é essencial para entendermos as continuidades e rupturas dos processos históricos. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você irá apresentar o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Apresentação do problema
Apresente um problema relacionado ao tema, como por exemplo: "Como a noção de tempo histórico pode nos ajudar a entender as mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos anos?".Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Os grupos irão pesquisar sobre o problema apresentado e discutir as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Nessa etapa, incentive a criatividade dos alunos a pensarem sobre como o tempo influencia e está presente em diversas sociedades de maneiras distintas.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo irá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos apresentadas pelos outros grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
- Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo e na discussão em grupo.
- Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
- Capacidade de identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
- Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico.
- Dividir a turma em grupos.
- Apresentar o problema relacionado ao tema.
- Orientar os grupos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo e da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e objetivo.
- Apresentar o template de forma clara e objetiva.
- Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
- Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo.