Aula sobre Tempo Historico E Cronologico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da história. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá introduzir o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da história. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Você poderá disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos deverão criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles foram definidos.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos projetos

    Os grupos deverão avaliar os projetos dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares. Oriente os alunos sobre como fazer uma avaliação justa e objetiva.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da atividade, os grupos deverão discutir as avaliações recebidas e as avaliações feitas, identificando pontos fortes e pontos a melhorar em seus projetos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da história e destacando os pontos positivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar projetos de forma justa e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da história.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Orientar os alunos sobre como fazer uma avaliação justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
  • Avaliar os projetos dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.