Aula sobre Tempo Historico E Cronologico

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História. Em seguida, apresentará exemplos práticos de como o tempo é utilizado no cotidiano dos estudantes, como em horários de aulas, cronogramas de atividades, entre outros.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e terão que discutir sobre a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados na atividade.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os grupos terão que criar uma linha do tempo sobre um tema histórico escolhido por você, utilizando os critérios de avaliação definidos no template. Cada grupo terá que apresentar sua linha do tempo para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo avaliará o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Escolher o tema histórico para a criação da linha do tempo.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Discutir sobre a noção de tempo histórico e cronológico.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Criar a linha do tempo sobre o tema histórico escolhido pelo professor.
  • Avaliar o trabalho dos colegas.
  • Participar da reflexão sobre a atividade.