Aula sobre Tempo Historico E Cronologico
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da História. Nesta aula, vamos trabalhar a noção de tempo histórico e cronológico, identificando diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração dos alunos. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a organização do calendário, a contagem do tempo em diferentes culturas e a importância da cronologia para a compreensão de fatos históricos.
Design Thinking
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos criam um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de pessoas que viveram em diferentes épocas históricas e reflitam sobre como era a vida naquele período.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilham suas reflexões sobre as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a noção de tempo histórico e cronológico é aplicada na História, como a organização do calendário, a contagem do tempo em diferentes culturas e a importância da cronologia para a compreensão de fatos históricos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos realizam uma atividade prática em que devem criar uma linha do tempo sobre um tema histórico estudado em sala de aula. Eles devem identificar as principais datas e eventos relacionados ao tema e organizá-los de forma cronológica.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Os alunos apresentam seus trabalhos para a turma, explicando a escolha do tema e a organização da linha do tempo.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História e como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Organização e clareza na criação da linha do tempo.
- Reflexão crítica sobre a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da noção de tempo histórico e cronológico para a compreensão da História.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
- Apresentar exemplos práticos de como a noção de tempo histórico e cronológico é aplicada na História.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia, refletindo sobre diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar uma linha do tempo sobre um tema histórico estudado em sala de aula.