Aula sobre Tempo Historico E Cronologico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tempo é um conceito fundamental para a compreensão da história. Ele nos ajuda a entender a ordem dos eventos e a perceber as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Nesta aula, vamos trabalhar com a ideia de tempo histórico e cronológico, ou seja, como os historiadores organizam e interpretam os eventos do passado. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade ajudará os alunos a identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de tempo histórico e cronológico e sua importância para a história. Em seguida, deve apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve disponibilizar materiais de apoio, como livros didáticos e artigos, para que os alunos possam realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Você deve circular pela sala e orientar os alunos, tirando dúvidas e estimulando a discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Estimule a participação dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce a importância do tempo histórico e cronológico para a compreensão da história.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos devem escrever um texto sobre a importância do tempo histórico e cronológico para a história. Oriente os alunos na elaboração do texto e dê feedbacks individuais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os mapas conceituais e os textos produzidos pelos alunos, levando em consideração os critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e interpretar informações.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na organização das informações no mapa conceitual.
  • Profundidade e relevância das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na elaboração do texto sobre a importância do tempo histórico e cronológico para a história.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de tempo histórico e cronológico e sua importância para a história.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração dos mapas conceituais.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
  • Avaliar os mapas conceituais e os textos produzidos pelos alunos.
  • Dar feedbacks individuais aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Escrever um texto sobre a importância do tempo histórico e cronológico para a história.