Aula sobre Tempos Verbais No Passado Simple Past And Present Perfect

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Na aula de inglês sobre "Tempos verbais no passado: Simple Past and Present Perfect", o objetivo é ajudar os alunos a entenderem a diferença entre esses tempos verbais e como utilizá-los corretamente. Isso é importante para que eles possam se comunicar de forma mais clara e eficaz em situações do cotidiano que exijam o uso desses tempos verbais, como narrar experiências passadas ou descrever ações que começaram no passado e tiveram impacto no presente. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, os alunos serão desafiados a criar um modelo de avaliação por pares, avaliando os trabalhos dos colegas com base em critérios específicos e fornecendo feedback relevante para melhorias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula revisando brevemente o que os alunos já conhecem sobre os tempos verbais no passado e introduza o conceito do Present Perfect. Você pode fazer isso por meio de exemplos práticos e simples, como contar uma história que envolva esses tempos verbais.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Cada grupo deve escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos devem criar um modelo de avaliação por pares para avaliar os trabalhos dos colegas. Eles podem usar como base os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser definido com clareza e cada grupo deve preencher a avaliação com notas entre 1 e 5.

  4. Etapa 4 - Trabalho em equipe para construir o conteúdo

    Os alunos devem trabalhar em equipe para construir o conteúdo do trabalho, aplicando a metodologia Aprendizagem Entre Pares, eles devem criar esquemas e exemplos claros do uso adequado dos tempos verbais no passado e present perfect.

  5. Etapa 5 - Revisão dos trabalhos e feedback

    Cada grupo deve revisar o trabalho de outro grupo, aplicando o modelo de avaliação por pares para fornecer feedback construtivo e sugestões de melhorias para o grupo. Oriente os alunos, ajudando-os a dar feedbacks objetivos e relevantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a classe, seguindo as sugestões de feedback recebidas do outro grupo e aplicando a metodologia utilizada. Incentive a participação dos alunos e forneça feedbacks relevantes para ajudá-los a melhorar suas habilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral em inglês.
  • Incentivar a colaboração e trabalho em equipe.
  • Promover a capacidade de avaliação de trabalhos e fornecer feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo na criação do trabalho;
  • Construção dos argumentos e coerência das ideias;
  • Apresentação e comunicação clara das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito dos tempos verbais no passado e present perfect;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Orientar os alunos na construção dos trabalhos;
  • Fornecer feedbacks e sugestões construtivas;
  • Estimular a participação dos alunos nas apresentações.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de avaliação por pares;
  • Trabalhar em equipe para construir o conteúdo;
  • Revisar e avaliar o trabalho de outros grupos;
  • Apresentar o trabalho criado para a classe;
  • Fornecer feedbacks construtivos e relevantes para outros grupos.