Aula sobre Tempos Verbais No Passado Simple Past And Present Perfect

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os estudantes vão aprender sobre dois tempos verbais no passado em inglês: Simple Past e Present Perfect. Estes tempos são fundamentais para se comunicar corretamente em inglês e são amplamente usados tanto na fala quanto na escrita. Além disso, serão incentivados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar a aula mais envolvente, será utilizado o método de Sala de Aula Invertida. Os estudantes terão acesso aos conteúdos em casa, antes da aula, e a aula será focada em atividades práticas e na construção do conhecimento em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e sua importância no aprendizado do inglês. Em seguida, os estudantes terão acesso ao conteúdo em formato de vídeo ou texto para poderem se familiarizar com os dois tempos verbais no passado e seus usos.

  2. Etapa 2 - Atividade individual

    Cada estudante dever realizar uma pesquisa sobre Simple Past e Present Perfect. Você pode fornecer fontes para os alunos iniciarem a pesquisa. Peça que eles apresentem exemplos de textos e/ou vídeos em que os tempos verbais estudados estejam presentes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os estudantes vão se dividir em grupos e discutir as diferenças entre Simple Past e Present Perfect, além de exemplos de uso e suas aplicações no cotidiano. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo será responsável por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Estes modelos serão apresentados para a turma, que fará uma votação para eleger o melhor modelo.

  5. Etapa 5 - Aplicação do modelo

    Cada grupo vai receber uma propaganda em inglês que utiliza Simple Past e/ou Present Perfect. Com o modelo criado na etapa anterior, eles vão avaliar a propaganda e apresentar suas considerações para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate final

    Os estudantes terão um debate sobre o uso de Simple Past e Present Perfect na publicidade, discutindo qual tempo verbal é mais eficaz para persuadir o público-alvo a comprar um produto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça a conclusão da aula e uma síntese dos principais pontos discutidos em cada etapa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e aplicar corretamente os tempos verbais Simple Past e Present Perfect na fala e escrita em inglês.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao criarem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos verbais e não verbais para a persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão), revisando e reescrevendo os textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Correção do quiz online sobre Simple Past e Present Perfect;
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo;
  • Capacidade de aplicar o modelo em uma propaganda em inglês;
  • Participação no debate final.

Ações do professor

  • Fornecer conteúdo em formato de vídeo ou texto para que os estudantes possam se familiarizar com o tema antes da aula;
  • Avaliar o progresso dos estudantes com a pesquisa;
  • Orientar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Mediar a discussão e o debate final;
  • Fazer a síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Realizar o quiz online sobre Simple Past e Present Perfect;
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo;
  • Aplicar o modelo em uma propaganda em inglês;
  • Participar ativamente do debate final.