Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous são usados em vários contextos, incluindo contos, roteiros de cinema e publicidade. Nesta atividade, vamos nos concentrar na compreensão e utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous em textos publicitários.

  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia Design Sprint

    Comece explicando a metodologia Design Sprint e quais são as suas etapas. Ilustre o que deverá ser feito em cada uma delas e como a metodologia pode ser aplicada.

  2. Etapa 2 - Compreensão dos Tempos Verbais

    Ensine o que são os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous e as diferenças entre esses dois tempos verbais. Demonstre algumas formas de uso em redações publicitárias.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos de textos publicitários onde os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous foram utilizados de forma hábil e persuasiva. Convide os alunos a analisar cada um deles e identificar os Tempos Verbais utilizados.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Design Sprint

    Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com cinco etapas. Eles devem utilizar os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous para construir uma narrativa e solucionar um problema, visando a construção de persuasão no texto criado.

  5. Etapa 5 - Prototipando e testando

    Os alunos irão implementar o que criaram no modelo de Design Sprint, construindo um texto publicitário com a utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous. Posteriormente, irão apresentar sua proposta, tanto na criação de texto como no modelo de Design Sprint, testando e validando a abordagem com a turma.

  6. Etapa 6 - Revisão do texto final

    Ao final, os alunos devem revisar seus textos, procurando aplicar os conceitos sobre Tempos verbais adquiridos durante as etapas anteriores.

  7. Etapa 7 - Feedback e conclusão

    Conclua a aula fornecendo feedback aos alunos, avaliando cada etapa do processo e auxiliando na reflexão a respeito de como os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous foram utilizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolver habilidades de pensamento crítico e solução de problemas em textos publicitários
  • Apresentar adequadamente os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous para a construção de narrativas persuasivas em textos publicitários
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de reescrever seus textos, a fim de desenvolver suas habilidades de revisão e edição de textos

Critérios de avaliação

  • Habilidade de compreensão dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
  • Capacidade dos alunos em criar um Design Sprint contemplando as etapas entender, esboçar, decidir, prototipar, testar
  • Habilidade de aplicação das abordagens adquiridas na construção de um texto publicitário com foco na utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
  • Habilidade de revisão e editação do texto final, a fim de melhorar a qualidade do conteúdo

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint
  • Explicar adequadamente os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de Design Sprint e na construção dos textos publicitários
  • Fornecer feedback constante aos alunos, em todas as etapas do processo

Ações do aluno

  • Analisar exemplos práticos de textos publicitários
  • Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas
  • Construir um texto publicitário com foco na utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
  • Revisar e editar o texto final, a fim de melhorar a qualidade do conteúdo produzido