Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous são usados em vários contextos, incluindo contos, roteiros de cinema e publicidade. Nesta atividade, vamos nos concentrar na compreensão e utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous em textos publicitários.
Etapa 1 - Apresentação da metodologia Design Sprint
Comece explicando a metodologia Design Sprint e quais são as suas etapas. Ilustre o que deverá ser feito em cada uma delas e como a metodologia pode ser aplicada.Etapa 2 - Compreensão dos Tempos Verbais
Ensine o que são os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous e as diferenças entre esses dois tempos verbais. Demonstre algumas formas de uso em redações publicitárias.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos de textos publicitários onde os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous foram utilizados de forma hábil e persuasiva. Convide os alunos a analisar cada um deles e identificar os Tempos Verbais utilizados.Etapa 4 - Criação do modelo de Design Sprint
Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com cinco etapas. Eles devem utilizar os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous para construir uma narrativa e solucionar um problema, visando a construção de persuasão no texto criado.Etapa 5 - Prototipando e testando
Os alunos irão implementar o que criaram no modelo de Design Sprint, construindo um texto publicitário com a utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous. Posteriormente, irão apresentar sua proposta, tanto na criação de texto como no modelo de Design Sprint, testando e validando a abordagem com a turma.Etapa 6 - Revisão do texto final
Ao final, os alunos devem revisar seus textos, procurando aplicar os conceitos sobre Tempos verbais adquiridos durante as etapas anteriores.Etapa 7 - Feedback e conclusão
Conclua a aula fornecendo feedback aos alunos, avaliando cada etapa do processo e auxiliando na reflexão a respeito de como os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous foram utilizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolver habilidades de pensamento crítico e solução de problemas em textos publicitários
- Apresentar adequadamente os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous para a construção de narrativas persuasivas em textos publicitários
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de reescrever seus textos, a fim de desenvolver suas habilidades de revisão e edição de textos
Critérios de avaliação
- Habilidade de compreensão dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
- Capacidade dos alunos em criar um Design Sprint contemplando as etapas entender, esboçar, decidir, prototipar, testar
- Habilidade de aplicação das abordagens adquiridas na construção de um texto publicitário com foco na utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
- Habilidade de revisão e editação do texto final, a fim de melhorar a qualidade do conteúdo
Ações do professor
- Explicar a metodologia Design Sprint
- Explicar adequadamente os Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
- Auxiliar os alunos na criação do modelo de Design Sprint e na construção dos textos publicitários
- Fornecer feedback constante aos alunos, em todas as etapas do processo
Ações do aluno
- Analisar exemplos práticos de textos publicitários
- Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas
- Construir um texto publicitário com foco na utilização dos Tempos Verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous
- Revisar e editar o texto final, a fim de melhorar a qualidade do conteúdo produzido