Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os tempos verbais "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous" são importantes em Inglês. Os alunos podem aplicá-los no cotidiano, como na hora de contar uma história, descrever experiências passadas ou relatar fatos históricos.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos deverão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Neste momento, explique o objetivo da atividade, como ela será desenvolvida e qual a metodologia utilizada.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema para os alunos, utilizando exemplos práticos e didáticos para que eles consigam entender os conceitos de Past Perfect e Past Perfect Continuous.

  3. Etapa 3 - Explanação

    Apresente as regras gramaticais e as diferenças entre os dois tempos verbais, explicando como e quando utilizar cada um deles em textos escritos e falados.

  4. Etapa 4 - Exemplificação

    Dê exemplos do uso do Past Perfect e Past Perfect Continuous, utilizando textos, vídeos e imagens para que os alunos possam compreender a aplicação prática.

  5. Etapa 5 - Prática

    Os alunos deverão praticar a aplicação dos tempos verbais em tarefas escritas e orais, tendo o professor como guia para corrigir e orientar quando necessário.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos deverão fazer a etapa de check-out, registrando o que aprenderam durante a aula e como poderão aplicar o conhecimento em situações futuras.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Forneça feedbacks aos alunos, destacando os pontos positivos e as possíveis áreas de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita em inglês dos estudantes;
  • Incorporar a metodologia ativa, promovendo a interatividade e o aprendizado colaborativo;
  • Estimular a criatividade e a tomada de decisões dos alunos;
  • Auxiliar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas;
  • Fomentar a produção textual dos alunos através do uso dos tempos verbais em questão.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de compreender as regras gramaticais do Past Perfect e Past Perfect Continuous;
  • Habilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas e cotidianas;
  • Qualidade da produção textual dos alunos;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Melhoria contínua do domínio da língua inglesa ao longo do tempo.

Ações do professor

  • Guiar os alunos na criação de um modelo de registro de aprendizagem;
  • Apresentar os conceitos de Past Perfect e Past Perfect Continuous de forma clara e didática;
  • Fornecer feedbacks aos alunos durante e após as atividades realizadas;
  • Utilizar recursos multimídia para exemplificar a aplicação dos tempos verbais em questão;
  • Estimular e motivar os alunos a se envolverem nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem com campos de check-in e check-out;
  • Compreender as regras gramaticais do Past Perfect e Past Perfect Continuous;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Praticar a aplicação dos tempos verbais em situações escritas e orais;
  • Fornecer feedbacks para o professor sobre o aprendizado adquirido durante a aula.