Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Tempos verbais: Past Perfect and Past Perfect Continuous" trata dos usos e diferenças entre esses dois tempos verbais no passado em Inglês.

Esses tempos verbais são muito usados ​​na língua inglesa, especialmente em narrativas e histórias, portanto, é importante que os alunos conheçam e saibam usá-los corretamente.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia ativa da Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro que ajudará a compreender melhor o tema e seus subtópicos. Esse jogo incluirá dados, pinos, cartas de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e suas nuances.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema por meio de um vídeo ou texto narrativo, explicando os conceitos básicos de Past Perfect e Past Perfect Continuous. Em seguida, os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar situações em que esses tempos verbais são usados ​​na língua inglesa. Professor, discuta as ideias dos alunos e esclarecer as possíveis dúvidas.

  2. Etapa 2 - Regras do jogo

    Apresente as regras do jogo de tabuleiro que os alunos criarão em grupos: o jogo deve ter ao menos 51 casas, cada uma representando uma pergunta sobre o tema ou uma ação.

    Para jogar, os jogadores lançam um dado para avançar no tabuleiro, respondem à pergunta ou realizam a ação. O objetivo é chegar ao fim do tabuleiro.


  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos trabalharão em seus grupos para criar o jogo de tabuleiro. Eles devem criar cartas de pergunta e ação, desenhar o tabuleiro e definir as regras do jogo.

    Professor, circule pela sala e ajude os grupos, tirando dúvidas e orientando-os.


  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Os alunos jogarão o jogo de tabuleiro criado pelos próprios grupos. Professor, ande pela sala observando as jogadas e ajudando os alunos a tirar dúvidas sobre as perguntas e ações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Depois que todos os grupos jogarem, haverá uma discussão em grupo com a participação do professor. Os alunos podem compartilhar suas experiências e dúvidas. O professor pode destacar pontos importantes e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão e aplicação

    Os alunos farão uma atividade individual, em que devem aplicar o que aprenderam em uma situação real, escrevendo uma pequena narrativa em que utilizem o Past Perfect e o Past Perfect Continuous.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, resumindo os pontos principais e a importância do assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os tempos verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous de forma correta e adequada às situações reais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, colaborando entre si e respeitando a opinião dos colegas.
  • Promover a criatividade dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Integrar a metodologia da gamificação ao ensino de inglês, tornando a aula mais dinâmica e interessante.
  • Reforçar a importância do conhecimento de gramática e estrutura de frases para a comunicação efetiva em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Compreensão adequada dos conceitos de Past Perfect e Past Perfect Continuous.
  • Habilidade em aplicar o uso correto de tempos verbais em situações reais.
  • Criação de uma narrativa coerente utilizando o Past Perfect e o Past Perfect Continuous.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Past Perfect e Past Perfect Continuous de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
  • Acompanhar os grupos durante a criação do jogo, tirando dúvidas e sugerindo ideias.
  • Tirar dúvidas e orientar os alunos na aplicação dos conceitos em situações reais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do trabalho em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Participar ativamente do jogo criado pelo grupo.
  • Aplicar o que foi aprendido em situações reais.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.