Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Esses tempos verbais são muito usados na língua inglesa, especialmente em narrativas e histórias, portanto, é importante que os alunos conheçam e saibam usá-los corretamente.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia ativa da Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro que ajudará a compreender melhor o tema e seus subtópicos. Esse jogo incluirá dados, pinos, cartas de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e suas nuances.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema por meio de um vídeo ou texto narrativo, explicando os conceitos básicos de Past Perfect e Past Perfect Continuous. Em seguida, os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar situações em que esses tempos verbais são usados na língua inglesa. Professor, discuta as ideias dos alunos e esclarecer as possíveis dúvidas.Etapa 2 - Regras do jogo
Apresente as regras do jogo de tabuleiro que os alunos criarão em grupos: o jogo deve ter ao menos 51 casas, cada uma representando uma pergunta sobre o tema ou uma ação.Para jogar, os jogadores lançam um dado para avançar no tabuleiro, respondem à pergunta ou realizam a ação. O objetivo é chegar ao fim do tabuleiro.
Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos trabalharão em seus grupos para criar o jogo de tabuleiro. Eles devem criar cartas de pergunta e ação, desenhar o tabuleiro e definir as regras do jogo.Professor, circule pela sala e ajude os grupos, tirando dúvidas e orientando-os.
Etapa 4 - Jogando o jogo
Os alunos jogarão o jogo de tabuleiro criado pelos próprios grupos. Professor, ande pela sala observando as jogadas e ajudando os alunos a tirar dúvidas sobre as perguntas e ações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Depois que todos os grupos jogarem, haverá uma discussão em grupo com a participação do professor. Os alunos podem compartilhar suas experiências e dúvidas. O professor pode destacar pontos importantes e tirar dúvidas.Etapa 6 - Reflexão e aplicação
Os alunos farão uma atividade individual, em que devem aplicar o que aprenderam em uma situação real, escrevendo uma pequena narrativa em que utilizem o Past Perfect e o Past Perfect Continuous.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, resumindo os pontos principais e a importância do assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os tempos verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous de forma correta e adequada às situações reais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, colaborando entre si e respeitando a opinião dos colegas.
- Promover a criatividade dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Integrar a metodologia da gamificação ao ensino de inglês, tornando a aula mais dinâmica e interessante.
- Reforçar a importância do conhecimento de gramática e estrutura de frases para a comunicação efetiva em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
- Compreensão adequada dos conceitos de Past Perfect e Past Perfect Continuous.
- Habilidade em aplicar o uso correto de tempos verbais em situações reais.
- Criação de uma narrativa coerente utilizando o Past Perfect e o Past Perfect Continuous.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de Past Perfect e Past Perfect Continuous de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
- Acompanhar os grupos durante a criação do jogo, tirando dúvidas e sugerindo ideias.
- Tirar dúvidas e orientar os alunos na aplicação dos conceitos em situações reais.
Ações do aluno
- Participar ativamente do trabalho em grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Participar ativamente do jogo criado pelo grupo.
- Aplicar o que foi aprendido em situações reais.
- Participar ativamente na discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.