Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, trabalharemos com dois tempos verbais, o Past Perfect e o Past Perfect Continuous, usados para descrever ações passadas concluídas em um momento anterior em relação a outra ação passada.

Inicialmente, os alunos ouvirão exemplos de diálogos no cotidiano que utilizam esses tempos verbais de forma correta. Em seguida, os alunos irão trabalhar em atividades práticas que ajudarão a desenvolver sua compreensão e habilidade em aplicar esses tempos verbais em diferentes contextos.

A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, pois essa é uma técnica pedagógica que permite que os alunos explorem e desenvolvam habilidades em diferentes atividades.


  1. Etapa 1 - Apresentação dos tempos verbais

    Apresente os dois tempos verbais a serem trabalhados na aula, Past Perfect e Past Perfect Continuous, através de slides e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    \- Estação 1: Reconhecimento de tempos verbais

    Nesta estação, eles serão apresentados a diferentes frases onde eles terão que reconhecer o tempo verbal correto.

    \- Estação 2: Prática com o Past Perfect

    Nesta estação, os alunos trabalharão com atividades práticas que ajudarão a desenvolver sua habilidade em aplicar o tempo verbal do Past Perfect. Os alunos terão que criar frases utilizando o tempo verbal correto.

    \- Estação 3: Prática com o Past Perfect Continuous

    Nesta estação, os alunos trabalharão com atividades práticas que ajudarão a desenvolver sua habilidade em aplicar o tempo verbal do Past Perfect Continuous. Os alunos terão que criar frases utilizando o tempo verbal correto. Professor, forneça feedback imediato.


  3. Etapa 3 - Exercícios de fixação

    Todos os alunos voltam para suas mesas e trabalham individualmente em exercícios de fixação, desenvolvidos pelo professor, onde aplicarão os dois tempos verbais e terão a oportunidade de tirar dúvidas com o professor.

  4. Etapa 4 - Produção escrita

    Nesta etapa, os alunos terão que escrever um parágrafo utilizando os dois tempos verbais. Professor, forneça feedback imediato.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os aspectos mais importantes trabalhados e incentivando a prática individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em reconhecer e aplicar corretamente os tempos verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a produção escrita em Inglês para fixar o conteúdo trabalhado.

Critérios de avaliação

  • Reconhecer e aplicar corretamente os tempos verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous nas atividades propostas.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Produzir um parágrafo utilizando os dois tempos verbais de forma correta.
  • Compreender a importância dos tempos verbais na comunicação em Inglês.

Ações do professor

  • Proporcionar feedback imediato nas atividades práticas.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fornecer exercícios de fixação e produção escrita para reforçar o conteúdo trabalhado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades em grupo de forma colaborativa.
  • Aplicar corretamente os tempos verbais Past Perfect e Past Perfect Continuous nas atividades propostas.