Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 - Antes da aula
Os alunos receberão um vídeo explicando o tema "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous", bem como exemplos práticos de como eles podem ser aplicados em diferentes contextos. Oriente os estudantes para acessarem o material em casa, antes do dia da atividade.Etapa 2 - Interpretação e confecção de mapas conceituais
Divida os estudantes em grupos de quatro ou cinco pessoas.Forneça a cada grupo um modelo de mapa conceitual e analise o material com os alunos.
Então, oriente a criação de um mapa conceitual com os temas "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous". Metade dos grupos deve fazer sobre"Past Perfect" e a outra metade fará sobre o "Past Perfect Continuous".
A ideia central deve ser "Ações passadas".
Para os grupos que estudarão o Past Perfect, as sub-ideias serão: "Past Perfect: Forma/Conjugação", "Past Perfect: Usos/Exemplos de aplicação".
Já para os grupos que estudarão o Past Perfect Continuous, as sub-ideias serão: "Past Perfect Continuous: Forma/Conjugação" e"Past Perfect Continuous: Usos/Exemplos de Aplicação".
Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Após a conclusão, cada grupo terá 5 minutos para apresentar o seu mapa conceitual e explicar como criaram suas sub-ideias. Professor, faça perguntas para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos adicionais sobre como os tempos verbais "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous" podem ser aplicados em situações do cotidiano.Oriente os alunos a fazer anotações nos mapas conceituais e a tirar dúvidas.
O objetivo dessa etapa é que os alunos possam expandir a compreensão sobre o conhecimento adquirido, aplicando-o em novas situações reais.
Etapa 5 - Exercícios em grupo
Os alunos trabalharão em exercícios em grupo para testar sua compreensão sobre o tema.O objetivo dessa etapa é que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas. Professor, circule pelos grupos e tire dúvidas.
Etapa 6 - Avaliação
Ao final, os alunos devem fazer uma autoavaliação sobre o que aprenderam e quais as dúvidas restantes. Professor, recolha esse registro para sanar as dúvidas restantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita em Inglês.
- Aprimorar a compreensão de tempo verbal "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous".
- Promover a capacidade do aluno de aplicar o conhecimento de forma prática, em situações reais.
- Fomentar a interação entre os alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver capacidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Criação do mapa conceitual com ideia central e subtópicos.
- Apresentação clara e consistente dos mapas conceituais.
- Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.
- Resolução correta dos exercícios de avaliação.
Ações do professor
- Preparar os materiais necessários e disponibilizar o vídeo antes da aula.
- Auxiliar na criação dos mapas conceituais e tirar dúvidas.
- Promover a interação entre os alunos e incentivar o trabalho em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e fazer exercícios para testar o conhecimento.
- Avaliar e fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir o vídeo explicativo antes da aula.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente das discussões e apresentações em grupo.
- Resolver os exercícios propostos em grupo.
- Realizar autoavaliação e usar o feedback do professor para melhorar o desempenho.