Aula sobre Tempos Verbais Past Perfect Past Perfect Continuous

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Para contextualizar os tempos verbais "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous", apresente exemplos práticos e didáticos que mostraram como esses tempos verbais podem ser encontrados em situações do cotidiano, como na narrativa de uma história, ao relatar uma experiência pessoal ou em um anúncio publicitário.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Os alunos receberão um vídeo explicando o tema "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous", bem como exemplos práticos de como eles podem ser aplicados em diferentes contextos. Oriente os estudantes para acessarem o material em casa, antes do dia da atividade.

  2. Etapa 2 - Interpretação e confecção de mapas conceituais

    Divida os estudantes em grupos de quatro ou cinco pessoas.

    Forneça a cada grupo um modelo de mapa conceitual e analise o material com os alunos.

    Então, oriente a criação de um mapa conceitual com os temas "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous". Metade dos grupos deve fazer sobre"Past Perfect" e a outra metade fará sobre o "Past Perfect Continuous".

    A ideia central deve ser "Ações passadas".

    Para os grupos que estudarão o Past Perfect, as sub-ideias serão: "Past Perfect: Forma/Conjugação", "Past Perfect: Usos/Exemplos de aplicação".

    Já para os grupos que estudarão o Past Perfect Continuous, as sub-ideias serão: "Past Perfect Continuous: Forma/Conjugação" e"Past Perfect Continuous: Usos/Exemplos de Aplicação".


  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Após a conclusão, cada grupo terá 5 minutos para apresentar o seu mapa conceitual e explicar como criaram suas sub-ideias. Professor, faça perguntas para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos adicionais sobre como os tempos verbais "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous" podem ser aplicados em situações do cotidiano.

    Oriente os alunos a fazer anotações nos mapas conceituais e a tirar dúvidas.

    O objetivo dessa etapa é que os alunos possam expandir a compreensão sobre o conhecimento adquirido, aplicando-o em novas situações reais.


  5. Etapa 5 - Exercícios em grupo

    Os alunos trabalharão em exercícios em grupo para testar sua compreensão sobre o tema.

    O objetivo dessa etapa é que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas. Professor, circule pelos grupos e tire dúvidas.


  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final, os alunos devem fazer uma autoavaliação sobre o que aprenderam e quais as dúvidas restantes. Professor, recolha esse registro para sanar as dúvidas restantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em Inglês.
  • Aprimorar a compreensão de tempo verbal "Past Perfect" e "Past Perfect Continuous".
  • Promover a capacidade do aluno de aplicar o conhecimento de forma prática, em situações reais.
  • Fomentar a interação entre os alunos através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual com ideia central e subtópicos.
  • Apresentação clara e consistente dos mapas conceituais.
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios de avaliação.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários e disponibilizar o vídeo antes da aula.
  • Auxiliar na criação dos mapas conceituais e tirar dúvidas.
  • Promover a interação entre os alunos e incentivar o trabalho em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e fazer exercícios para testar o conhecimento.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir o vídeo explicativo antes da aula.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Participar ativamente das discussões e apresentações em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos em grupo.
  • Realizar autoavaliação e usar o feedback do professor para melhorar o desempenho.