Aula sobre Tempos Verbais Subjuntivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A atividade proposta de criação de um guia prático sobre o subjuntivo utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos pretende envolver os alunos de forma ativa e criativa no aprendizado do subjuntivo. Através da pesquisa, organização e síntese de informações, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre esse modo verbal e desenvolver habilidades de comunicação escrita. Ao final do projeto, eles apresentarão seus guias para a turma, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento do entendimento do subjuntivo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de subjuntivo e suas principais características aos alunos. Discuta exemplos de frases no subjuntivo e situações em que o subjuntivo é utilizado. Explore as diferenças entre o subjuntivo e o indicativo.

  2. Etapa 2 - Definição do projeto

    Divida a turma em pequenos grupos e explique que eles terão a tarefa de criar um guia prático sobre o subjuntivo. Explique que o guia deve ser voltado para estudantes que estão aprendendo o subjuntivo pela primeira vez. Defina os critérios de avaliação, como clareza nas explicações, exemplos relevantes e criatividade na apresentação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e coleta de informações

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre o subjuntivo, utilizando materiais como gramáticas, livros, sites, textos impressos e outras fontes confiáveis. Eles devem coletar informações sobre as regras de formação do subjuntivo, suas conjugações, usos e exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Organização e criação do guia

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem organizar o conteúdo do guia, estruturando-o em seções ou tópicos relevantes. Eles podem utilizar recursos visuais, como ilustrações, diagramas ou infográficos, para tornar o guia mais atrativo e compreensível. Os grupos devem também desenvolver exemplos práticos e exercícios para cada tópico, com respostas para que os estudantes possam praticar.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo deve apresentar o seu guia para a turma, explicando o conteúdo e compartilhando os exemplos e exercícios elaborados. Após as apresentações, os grupos devem se avaliar mutualmente com base nos critérios pré-estabelecidos. Forneça também um feedback e avalie o trabalho de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito e as características do subjuntivo;
  • Explorar os usos e as formas do subjuntivo em diferentes contextos;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações;
  • Estimular a criatividade na criação de um guia prático sobre o subjuntivo;
  • Aprofundar o conhecimento gramatical dos alunos e fortalecer suas habilidades de escrita.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de subjuntivo e suas características;
  • Organização clara e estruturada do conteúdo do guia;
  • Relevância e precisão das informações apresentadas;
  • Criatividade na apresentação visual e no uso de exemplos práticos;
  • Coerência e clareza nos exemplos e exercícios propostos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito e as características do subjuntivo aos alunos;
  • Fornecer orientações e recursos para a pesquisa sobre o subjuntivo;
  • Orientar os grupos na organização e estruturação do guia;
  • Oferecer suporte e feedback durante o desenvolvimento do projeto;
  • Avaliar as apresentações dos grupos, considerando os critérios estabelecidos;

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre o subjuntivo em fontes confiáveis;
  • Organizar as informações em um guia prático, seguindo uma estrutura coerente;
  • Elaborar exemplos e exercícios relevantes para cada tópico abordado;
  • Criar recursos visuais atraentes, como ilustrações e infográficos;
  • Apresentar o guia para a turma, explicando o conteúdo de forma clara e concisa.