Aula sobre Tempos Verbais Subjuntivo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A atividade proposta visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar sua compreensão e uso do subjuntivo de forma colaborativa, utilizando a metodologia aprendizagem entre pares. Ao trabalhar em pares, os alunos terão a chance de discutir e compartilhar ideias para chegar a um consenso sobre o uso correto do subjuntivo em diferentes contextos. A apresentação dos diálogos para a turma e a discussão em classe irão enriquecer a compreensão coletiva do subjuntivo, enquanto a criação de diálogos originais permitirá aos alunos aplicarem as regras do subjuntivo de maneira criativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Divida a turma em pares e forneça a cada par uma lista de diálogos curtos, previamente preparados, contendo lacunas a serem preenchidas com o subjuntivo adequado.

  2. Etapa 2 - Completar lacunas

    Explique aos alunos que eles devem trabalhar juntos para completar as lacunas nos diálogos com a forma verbal correta do subjuntivo.

  3. Etapa 3 - Discussão e compartilhamento de ideias

    Incentive os alunos a discutir e compartilhar ideias para chegar a um consenso sobre a utilização correta do subjuntivo em cada contexto.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos pares

    Após completarem os diálogos, peça que os pares apresentem seus diálogos para a turma, lendo-os em voz alta e destacando o uso do subjuntivo em cada fala.

  5. Etapa 5 - Discussão geral

    Promova uma discussão em classe sobre as escolhas feitas por cada par e explique as regras e os contextos de uso do subjuntivo.

  6. Etapa 6 - Criando diálogos

    Para consolidar o aprendizado, solicite que os pares criem diálogos originais que demonstrem o uso correto do subjuntivo em situações diferentes das apresentadas anteriormente.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os pares devem compartilhar seus diálogos com a turma, promovendo a troca de ideias e enriquecendo o entendimento coletivo do subjuntivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as regras e os usos do subjuntivo em diálogos;
  • Aplicar corretamente o subjuntivo em contextos específicos;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração;
  • Reforçar a compreensão do subjuntivo por meio da prática ativa.

Critérios de avaliação

  • Precisão na utilização do subjuntivo nos diálogos;
  • Coerência e relevância do uso do subjuntivo conforme o contexto apresentado;
  • Participação ativa e colaborativa durante a atividade em pares;
  • Capacidade de apresentar e explicar o uso do subjuntivo aos demais colegas.

Ações do professor

  • Preparar uma lista de diálogos com lacunas para os pares completarem;
  • Explicar as regras e os contextos de uso do subjuntivo antes do início da atividade;
  • Monitorar e orientar os alunos durante a realização da atividade;
  • Facilitar a apresentação dos diálogos pelos pares e promover a discussão em classe;
  • Fornecer feedback individual e coletivo sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em pares para completar as lacunas nos diálogos com o subjuntivo correto;
  • Discutir e colaborar na identificação e aplicação adequada do subjuntivo;
  • Apresentar seus diálogos para a turma, explicando as escolhas feitas;
  • Participar ativamente da discussão em classe sobre o uso do subjuntivo;
  • Criar diálogos originais que demonstrem o uso correto do subjuntivo em diferentes contextos.