Aula sobre Tempos Verbais Subjuntivo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A proposta de atividade utiliza a metodologia cultura maker para explorar o subjuntivo, proporcionando aos alunos uma oportunidade de aplicar e se expressar criativamente por meio dessa forma verbal. Nesse contexto, os estudantes trabalham em equipes para criar frases subjuntivas significativas e representá-las visualmente em protótipos. A atividade busca desenvolver habilidades linguísticas e criativas dos alunos, estimulando sua colaboração, pensamento crítico e reflexão sobre a importância do subjuntivo na comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o conceito de subjuntivo e suas principais características. Discuta exemplos de frases no subjuntivo e sua importância na expressão de desejos, possibilidades e incertezas.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Divida a turma em grupos pequenos e forneça a cada grupo uma lista de palavras-chave relacionadas a diferentes situações ou temas (por exemplo: viagem, meio ambiente, futuro). Peça aos grupos que realizem um brainstorming de frases subjuntivas relacionadas a essas palavras-chave. Encoraje a criatividade e a originalidade.

  3. Etapa 3 - Prototipagem

    Cada grupo seleciona uma frase subjuntiva que considera mais interessante e significativa. Em seguida, eles devem criar um protótipo visual dessa frase, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papel colorido, canetas, lápis, tesouras, cola, etc. Incentive-os a criar cartazes, cartões ou até mesmo esculturas que representem visualmente a frase subjuntiva.

  4. Etapa 4 - Apresentação e reflexão

    Cada grupo apresenta seu protótipo visual e compartilha a frase subjuntiva que representa. Os demais alunos têm a oportunidade de fazer perguntas, expressar suas opiniões e refletir sobre a importância do subjuntivo na comunicação.

  5. Etapa 5 - Exposição Maker

    Organize uma exposição dos protótipos visuais criados pelos grupos em um espaço da escola, como o corredor ou a biblioteca. Convide outros alunos, professores e funcionários para visitarem a exposição e apreciarem o trabalho dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aplicar o conhecimento do subjuntivo de forma criativa e significativa;
  • Estimular a expressão oral e escrita utilizando o subjuntivo em diferentes contextos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo criativo;
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexão sobre a importância do subjuntivo na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Precisão na aplicação do subjuntivo nas frases criadas;
  • Criatividade e originalidade na criação dos protótipos visuais;
  • Coerência e relevância das frases subjuntivas em relação às palavras-chave fornecidas;
  • Participação ativa e colaborativa durante a apresentação e reflexão dos protótipos.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de subjuntivo e suas características;
  • Fornecer exemplos de frases subjuntivas e orientar os alunos durante o brainstorming;
  • Facilitar o acesso aos materiais disponíveis para a prototipagem visual;
  • Orientar os grupos durante a criação dos protótipos e fornecer feedback durante o processo criativo;
  • Organizar a exposição dos protótipos e incentivar a interação dos alunos com os visitantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do brainstorming em grupo, criando frases subjuntivas relacionadas às palavras-chave fornecidas;
  • Trabalhar em equipe na seleção da frase subjuntiva mais interessante e na criação do protótipo visual;
  • Apresentar o protótipo visual e compartilhar a frase subjuntiva com a turma e os visitantes da exposição;
  • Participar da reflexão sobre a importância do subjuntivo na comunicação e expressar opiniões sobre o trabalho dos colegas.