Aula sobre Tempos Verbais Subjuntivo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A atividade proposta utiliza a metodologia de rotação por estações para explorar o tema do subjuntivo de maneira dinâmica e engajadora. Cada estação oferece uma abordagem diferente, abrangendo desde a prática de conjugação correta dos verbos até o reconhecimento e a aplicação do subjuntivo em contextos variados. A atividade visa desenvolver habilidades de compreensão, produção e análise do subjuntivo, estimulando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizado. Por meio de critérios de avaliação bem definidos, será possível observar o progresso dos alunos e oferecer feedback construtivo para fortalecer o entendimento e a aplicação do subjuntivo.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema subjuntivo e explique suas características e aplicações. Faça uma revisão dos tempos verbais já estudados anteriormente pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Exercícios de conjugação

    Prepare uma série de cartões com verbos no infinitivo. Os alunos devem escolher um cartão de cada vez e conjugá-lo corretamente no modo subjuntivo, conforme o contexto fornecido em cada cartão.

    Estação 2 - Reconhecimento do subjuntivo

    Crie uma lista de frases misturadas, algumas contendo verbos no indicativo e outras no subjuntivo. Os alunos devem ler cada frase e identificar se o verbo está no modo subjuntivo ou indicativo. Eles podem usar diferentes marcadores (por exemplo, cores diferentes) para destacar e diferenciar os dois modos verbais. Após identificar corretamente os verbos, os alunos podem discutir em grupo as possíveis razões para o uso do subjuntivo em cada contexto.

    Estação 3 - Criação de frases com subjuntivo

    Forneça aos alunos uma lista de situações hipotéticas, desejos ou expectativas específicas. Eles devem criar frases completas usando o subjuntivo para expressar essas situações ou desejos. Incentive-os a serem criativos e variarem os tempos verbais e os tipos de cláusulas em suas frases. Os alunos podem compartilhar suas criações em grupo e discutir as diferentes formas de expressar as mesmas ideias usando o subjuntivo.


  3. Etapa 3 - Sistematização e fechamento

    Faça uma revisão das atividades realizadas e reforce os principais pontos sobre o uso do subjuntivo. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre a importância do tema para a produção de textos de qualidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os conhecimentos linguísticos e gramaticais para produzir textos com mais qualidade;
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos através da metodologia de rotação por estações;
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na produção de frases com subjuntivo.

Critérios de avaliação

  • Precisão na conjugação dos verbos no modo subjuntivo;
  • Capacidade de identificar corretamente se o verbo está no modo subjuntivo ou indicativo;
  • Coerência e criatividade na criação de frases com o subjuntivo;
  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante as atividades.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para cada estação, como cartões de conjugação, listas de frases, etc;
  • Explicar as instruções e objetivos de cada estação antes de os alunos começarem a atividade;
  • Circular pelas estações, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas dos alunos;
  • Observar e registrar o desempenho dos alunos em relação aos critérios de avaliação;
  • Promover a discussão e o compartilhamento de respostas corretas entre os alunos durante as estações;

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação;
  • Conjugarem os verbos corretamente no modo subjuntivo durante os exercícios de conjugação;
  • Identificar corretamente se os verbos estão no modo subjuntivo ou indicativo durante a atividade de reconhecimento;
  • Criarem frases completas com o subjuntivo, expressando as situações hipotéticas ou desejos propostos;
  • Colaborar com os colegas, discutindo e compartilhando respostas corretas durante as estações.