Aula sobre Tempos Verbais Subjuntivo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O subjuntivo é um modo verbal que apresenta diferentes formas e tempos verbais, utilizados para expressar uma ação ou estado de coisas que não são reais ou concretos. É muito comum em textos literários, poéticos e filosóficos. Nesta aula, o objetivo é trabalhar com os alunos a compreensão do Subjuntivo e como o mesmo pode ser aplicado em diferentes contextos, além de desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Antes da aula presencial, peça aos alunos que pesquisem e identifiquem três frases em textos autênticos (como músicas, notícias, livros, etc.) que expressem desejos, possibilidades, suposições ou expectativas. Em seguida, eles devem escrever as frases no caderno e destacar o verbo no modo subjuntivo.

  2. Etapa 2 - Aquecimento

    Os alunos podem compartilhar suas descobertas e discutir os exemplos coletivamente, enfatizando o uso do subjuntivo e suas diferentes formas. Isso ajudará os alunos a se familiarizarem com o uso prático do subjuntivo antes de aprofundar seus estudos durante a aula.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Em duplas, os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o uso do Subjuntivo em diferentes contextos, como textos literários, músicas e poesias. Eles devem trazer exemplos para compartilhar com a turma na próxima etapa. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize textos impressos para que os alunos possam criar repertório sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles devem preencher esses campos com frases que contenham o uso do subjuntivo em diferentes contextos, como, por exemplo: "Que bom se eu pudesse viajar pelo mundo", "Que pena que ele não pudesse participar da festa" e "Que tal se todos fossem mais gentis uns com os outros?".

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão apresentar os templates criados e compartilhar com a turma os exemplos que trouxeram da pesquisa realizada em duplas.

  6. Etapa 6 - Atividade escrita

    Os alunos deverão escrever um texto sobre um tema escolhido pelo professor, utilizando o subjuntivo em diferentes momentos. Forneça exemplos de textos que contenham o uso do subjuntivo para inspirar os alunos.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Os alunos deverão revisar seus textos em duplas, identificando o uso correto do subjuntivo em cada um deles.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar seus textos para a turma, explicando o uso do subjuntivo em cada momento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais;
  • Compreender o uso do subjuntivo em diferentes contextos;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação dos templates.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do uso do subjuntivo nos exemplos apresentados;
  • Criatividade na criação dos templates;
  • Uso correto do subjuntivo no texto produzido.

Ações do professor

  • Explicar o uso do subjuntivo em diferentes contextos;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação dos templates;
  • Orientar os alunos na produção do texto, fornecendo exemplos e dicas.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade prévia antes do início da atividade;
  • Realizar pesquisa sobre o uso do subjuntivo em diferentes contextos;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com frases que contenham o subjuntivo;
  • Escrever um texto utilizando o subjuntivo em diferentes momentos.